Os livros didáticos são “guias” para o processo de ensino aprendizagem, onde no Brasil temos este como principal recurso didático utilizado nas escolas, principalmente na rede de ensino público. A análise dos livros realizada envolveu comparações entre os livros de ensino superior, que abordam o conteúdo interações ecológicas, e os que são utilizados em ensino médio, analisando os conceitos abordados e verificando o grau de coerência. Embasado no pressuposto procura verificar se o livro contêm informações e conceitos capazes de conduzirem à aprendizagem para construção de conhecimentos, levando em consideração o conhecimento do aluno e a realidade que o cerca. Os resultados mostram que o livro que mais se mostrou completo - de acordo com comparações entre livros de ensino médio e com a avaliação do material didático do ensino médio, com base nos parâmetros de seleção do livro Didática e Avaliação em Biologia – foi o livro Bio, volume 3. Contudo, observa-se que há uma grande carência de trabalhos que visam avaliar os conteúdos dos livros didáticos de biologia do ensino médio, e como consequência disso, muitos livros continuam trazendo conceitos incompletos e/ou incorretos, podendo levar os alunos a entendimento equivocado dos conteúdos.