Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias e erros apresentados por alunos do Ensino Médio sobre problemas combinatórios, a fim de servir como base para futuros professores realizarem a reflexão sobre esse ensino. Para isto utilizamos um questionário com nove problemas combinatórios, envolvendo os significados, Produto Cartesiano (2), Permutação(2), Arranjo(2) e Combinação (3), sendo um deles composto por mais de uma combinação). A aplicação se realizou em uma turma do 3º ano do Ensino Médio da rede pública do Estado de Pernambuco. Como resultado observamos que o tipo de problema com maior número de acertos foi respectivamente em problemas de produto cartesiano (20), Permutação (18), Arranjo (7) e Combinação (1). Esse resultado corrobora com o apresentado por Pessoa e Borba (2010) quando discutem que os problemas do tipo de Produto Cartesiano são mais faceis que os demais problemas combinatórios e que no Ensino Médio, o problema que os estudantes apresentaram maior dificuldades é o de Combinação. Dessa forma, a reflexão enquanto futuros professores sobre o ensino de problemas combinatórios, e o confronto com os erros e estratégias utilizadas pelos alunos, permite e estimula a busca de novos métodos para diminuir as dificuldades que este ensino traz. Sendo assim, as respostas nos fazem refletir sobre o ensino de Combinatória enfatizando e diferenciando os problemas pela a natureza dos mesmos. Buscando identificar, por exemplo, que um problema de Arranjo e Combinação se diferenciam, em sua natureza pela ordem, pois enquanto no Arranjo a ordem gera novos elementos, no problema de Combinação, não.