A área de construção civil é uma das mais importantes da nossa sociedade, nela está englobada dezenas de profissionais das mais diversas capacidades e atribuições. No entanto, quando se vê ou se fala em alguma edificação, logo vem em mente a engenharia civil junta da arquitetura e urbanismo. Isto não é por acaso, estes dois setores sempre foram os responsáveis por planejamentos e execuções tanto das edificações, como da cidade.
Apesar de todas as semelhanças e harmonia durante o decorrer da história, as áreas possuem sim distinções, cada uma tem sua importância e suas prioridades e com o decorrer da história os próprios profissionais foram percebendo isso. No entanto, a sociedade , em sua grande maioria, encara as duas áreas como uma só. Com o passar do tempo isso deve ser modificado e algumas realidades estão em constante mudança para que isto ocorra.
Dentro deste contexto histórico e na busca do entendimento a realidade atual, esta pesquisa consiste em entender como arquitetura e engenharia Civil foram trilhando caminhos distintos.
Trazendo essa realidade para o Brasil, nota-se este fato na prática quando observamos a saída dos Arquitetos e Urbanistas do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), e a criação do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil).