Este artigo consiste em analisar de que forma a percepção ambiental e o desempenho de práticas de responsabilidade social organizacional da instituição contribuem com a cultura da gestão de coleta dos resíduos eletroeletrônicos, junto aos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFERSA - Campus Pau dos Ferros/RN. O percurso metodológico envolveu uma pesquisa de campo nas dependências da universidade, com o auxílio de fotografias e questionários semiestruturados, subsidiando ao método dedutivo e indutivo com abordagem de caráter qualitativa e quantitativa. Nos principais resultados explorou-se que as categorias pesquisadas possuem conhecimento no que se refere aos resíduos sólidos de equipamentos eletroeletrônicos, porém ainda há desfalques nesse entendimento. Os dados comprovaram déficit no discernimento sobre a toxidade ou periculosidade do lixo eletrônico quando descartados diretamente no lixo comum. A UFERSA possui a coleta seletiva de pilhas e bateria com a disponibilização de lixeiras chamadas de “eco-ponto”. Entretanto, os dados obtidos mostraram-se expressivos quanto ao número de pessoas que desconhecem os pontos de coleta na universidade. Com efeito, a ampliação e a escolha de locais de maior visibilidade oferecem mais ênfase à prática do descarte ambientalmente adequado. Neste sentido, o trabalho também destaca a importância de discussões e repasses de informações sobre o tema, tais como ações educacionais e de desenvolvimento racional e percepção ambiental dos indivíduos. Estas práticas corroboram para a construção do senso crítico na geração de ideias conscientes e corretas, dentro e fora do universo acadêmico, abrangendo dimensões sociais externas.