A prática docente é constituída pelos saberes adquiridos durante a sua formação, construindo saberes e adquirindo experiências essenciais como ponto inicial para a sua vida profissional. Na educação básica o educador tem um papel extremamente importante na vida acadêmica dos educandos, estimulando a participação no processo de ensino aprendizagem. O presente artigo foi desenvolvido na Escola Estadual José Rolderick de Oliveira situada na cidade de Nova Floresta - PB, onde atua o PIBID/Química da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité. Este trás as concepções dos alunos do Ensino médio sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da atuação do programa na escola, assim também como sua importância nas aulas de Química. O PIBID/Química é um projeto de suma importância tanto para os alunos de graduação como também para os alunos de Ensino Médio, visto que é de grande contribuição para o futuro profissional dos que engajam na educação, oportunizando um caminho evolutivo do amadurecimento dos docentes ao longo do tempo em sua formação acadêmica. De acordo com os resultados apresentados, nota-se que apesar de pouco tempo em intervenção já ouve uma diferença significativa em níveis de aprendizagem, considerando as concepções dos alunos.