De acordo com MIRANDA (2010), as raízes da inclusão inserem-se no movimento contra a exclusão social que, sem dúvida, tem sido um dos grandes desafios do mundo globalizado, com a denúncia de práticas excludentes e a defesa de ideais democráticos alicerçados nos direitos humanos. Os professores e educadores que trabalham com deficientes em geral, não só deficientes cognitivos, sofrem com muitas dificuldades que os impedem de fato de realizar uma aula satisfatória para aquele aluno especial, muitas vezes as escolas não estão nenhum pouco preparadas, seja fisicamente ou pedagogicamente para atender as necessidades básicas de um aluno deficiente. O objetivo desse trabalho foi procurar abordar de forma simples e prática em sala de aula o assunto de reações químicas, focado na parte de reações reversíveis reversíveis e irreversíveis e na mudança de coloração. É necessário buscar maneiras novas de ensino, da forma mais lúdica e prática para integrar esse aluno deficiente, trazê-lo para dentro do assunto e da disciplina, facilitando seu aprendizado e mostrando-o o prazer de estudar e aprender.