Estudos apontam que ensino e aprendizagem de processos biológicos são um dos mais desafiadores, porque são conteúdos de natureza abstrata e complexa (HAAMBOKOMA, 2007, BOUJEMAA et al., 2010). Dentre vários, destaca-se o processo fotossintético, considerado muito relevante por ser responsável pela entrada de energia e manutenção da vida no planeta Terra (ROSS et al., 2006). O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a aprendizagem do processo fotossintético em alunos de primeiro ano de ensino médio. Os conteúdos sobre fotossíntese trabalhados foram : fases clara e escura da fotossíntese, fotólise da água, organela responsável pelo processo nas plantas, funções das moléculas de NADP e ATP, fotofosforilação e ciclo de Calvin.Dentre os estudantes, foi possível verificar que aproximadamente 20% deles não tinham domínio dos conteúdos supracitados, mas puderam aprender de acordo com o processamento do jogo, porém jogaram mais lentamente e com o auxílio do professor, sempre que necessário. A maioria dos estudantes teve domínio de todas as questões apresentadas sobre as fases fotossintéticas, organela responsável e fotólise da água, mas tiveram mais dificuldades especialmente no Ciclo de Kelvin e moléculas envolvidas no processo. Por fim, foi possível verificar a aprendizagem dos estudantes conforme o jogo ia se processando e quanto as respostas que iam sendo dadas a fim de avançar no jogo, sendo uma evidência da contribuição do jogo para aprendizagem deles.