Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ANDRÉ VIDAL DE NEGREIROS, CUITÉ – PB

Palavra-chaves: PPP, PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, GESTÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Projeto Político Pedagógico (PPP) é um plano global de uma instituição, uma sistematização de um planejamento participativo, onde se define o tipo de ação educativa que se deseja realizar, é um instrumento para a intervenção e mudança na realidade. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o PPP da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros (EEEFAVN), utilizando o artigo “Projeto Político Pedagógico da Escola, uma construção possível” de Veiga (1995). A EEEFAVN é uma escola pública do estado da Paraíba, que abriga o ensino fundamental I e II, localizada no munícipio de Cuité - PB. A última atualização do seu PPP foi feita em 2015. Ele está disponível em formato digital para os professores, gestores da escola, e outras pessoas também poderem acessá-lo. Para analisar o PPP da EEEFAVN utilizou-se o artigo de Veiga (1995), que mostra princípios e elementos básicos que devem estar presentes em um PPP. A autora afirma que na construção de um PPP, se faz necessário alguns princípios (igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério) e elementos (finalidades da escola, estrutura organizacional, currículo, tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação). O PPP que foi analisado traz todos os princípios e elementos descritivos por Veiga (1995), no entanto, ele não separa em tópicos da autora e também praticamente não descreve o tempo escolar. Mesmo assim, o PPP é bastante completo e dá um grande norteamento de ações e princípios a serem desenvolvidos pela escola.

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