Projeto Político Pedagógico (PPP) é um plano global de uma instituição, uma sistematização
de um planejamento participativo, onde se define o tipo de ação educativa que se deseja
realizar, é um instrumento para a intervenção e mudança na realidade. Assim, o objetivo deste
trabalho é analisar o PPP da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de
Negreiros (EEEFAVN), utilizando o artigo “Projeto Político Pedagógico da Escola, uma
construção possível” de Veiga (1995). A EEEFAVN é uma escola pública do estado da
Paraíba, que abriga o ensino fundamental I e II, localizada no munícipio de Cuité - PB. A
última atualização do seu PPP foi feita em 2015. Ele está disponível em formato digital para
os professores, gestores da escola, e outras pessoas também poderem acessá-lo. Para analisar
o PPP da EEEFAVN utilizou-se o artigo de Veiga (1995), que mostra princípios e elementos
básicos que devem estar presentes em um PPP. A autora afirma que na construção de um PPP,
se faz necessário alguns princípios (igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e
valorização do magistério) e elementos (finalidades da escola, estrutura organizacional,
currículo, tempo escolar, processo de decisão, relações de trabalho e avaliação). O PPP que
foi analisado traz todos os princípios e elementos descritivos por Veiga (1995), no entanto, ele
não separa em tópicos da autora e também praticamente não descreve o tempo escolar.
Mesmo assim, o PPP é bastante completo e dá um grande norteamento de ações e princípios a
serem desenvolvidos pela escola.