Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA

Palavra-chaves: GÊNEROS, ENSINO, PROPAGANDA, TEXTO Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27544
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola.  O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS, ENSINO, PROPAGANDA, TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID411_16032017211357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA "
    "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27544
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 433
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS: FERRAMENTA IMPRESCINDÍVEL PARA O ENSINO DE LÍNGUA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola.  O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS, ENSINO, PROPAGANDA, TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID411_16032017211357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADELIANE MIKAELY PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADELIANE SILVA "
    "autor_email" => "adeliane.mikaely09@outloo"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente trabalho foi elaborado através das ações pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, da Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Tem como objetivo abordar a importância dos gêneros e sua aplicabilidade em sala de aula, pois acreditamos na sua eficiência como instrumento de trabalho para professores e no seu êxito para o desenvolvimento da linguagem, bem como a produção e a compreensão dentro do meio social. Outro proposito é deixar as aulas mais prazerosas e atrativas, permitindo aos alunos conhecer novos gêneros e possibilitar a sua interpretação. O gênero em evidência no trabalho, foi o gênero propaganda, um dos motivos dentre muitos existentes para se trabalhar com esse gênero na sala de aula é fato do mesmo está presente no nosso meio social diariamente. Outro aspecto primordial para a escolha desse gênero, é por ser ele cheio de elementos de linguagem não-verbal, o que possibilita ao leitor uma maior compreensão. Os procedimentos metodológicos adotados no trabalho foram: discussões, trabalho colaborativo e o compartilhamento de conhecimento feitos através de estudos bibliográficos e de atividades lúdicas. Dentre as atividades planejadas, estabelecemos metas que proporcionaram uma reflexão teórico-prática de forma mais profunda sobre o tema abordado, a partir de vivências na escola. O resultado foi gratificante, pois além de estimular a produção e o conhecimento sobre diversos tipos de gêneros, proporcionou aos alunos a criação de uma competência discursiva mais elaborada. Por fim, concluímos que o trabalho com gêneros textuais tem muito a contribuir no processo de ensino-aprendizagem; no entanto, os educadores precisam refletir sobre suas práticas pedagógicas, além disso as escolas precisam proporcionar formações que lhes propiciem habilidades sobre a oralidade e a escrita, para que os mesmos desenvolvam uma prática pedagógica mais aprimorada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.