Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A PLATAFORMA ONLINE BBC LEARNING ENGLISH E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES AUTÔNOMOS DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: APRENDIZADO ONLINE, AUTONOMIA, AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA Comunicação Oral (CO) GT14-ESTUDOS DE LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DOCENTE
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

O presente artigo pretende apresentar sob uma perspectiva educacional uma breve análise da plataforma de aprendizado online BBC Learning English. Assim como observar por meio das atividades gramaticais, de interpretação, vídeos e referências gramaticais presentes em cada um dos cursos disponíveis, (desde o nível Básico-Intermediário ao Pós-Avançado) como a plataforma pode vir a contribuir para o aprendizado de línguas em diferentes contextos. Desta forma, este artigo tem por objetivo principal promover uma reflexão sobre como esta plataforma gratuita pode ser útil para a formação de um estudante autônomo da língua inglesa e como este aluno pode tomar responsabilidade sobre seu próprio aprendizado, mesmo se não possuir acesso a escolas de idiomas especializadas (tomando como base principalmente a realidade brasileira) e com isso o aluno ser cada vez mais estimulado a continuar aprendendo por conta própria. Utilizou-se como base teórica para a discussão o conceito de autonomia e suas reflexões providos por Holec (1981) e Peter Skehan (2003), descrições sobre diferentes contextos de aprendizado de línguas fornecidos por Harmer (2005), além de uma discussão a respeito do papel da tecnologia e do CALL (Computer Assisted Language Learning) na aquisição de uma nova língua feita pelos autores Douglas Allford e Norbert Pachler (2007). Para uma melhor compreensão do que é e como funciona uma plataforma de aprendizado online foram usadas as definições promovidas por Smith e Baber (2005). A pesquisa possui cunho qualitativo, embora também apresente traços descritivos e explicativos quando se trata da relação entre o aluno e seu aprendizado. Para a discussão, foram utilizados alguns exemplos de atividades entre cada um dos cursos como também foram observadas as referências gramaticais e de vocabulário providas pela própria plataforma, assim como as atividades promovidas pelas outras ferramentas educacionais disponíveis. Os resultados desta reflexão demonstram que a plataforma apesar de ainda estar em desenvolvimento, pode sim ser uma grande aliada no processo de aprendizagem. Pois está constantemente sendo atualizada com novas atividades promovendo uma continuidade no aprendizado, possui em seus cursos uma organização interna das atividades em unidades e também disponibiliza outras ferramentas além dos cursos oferecidos, que trazem propostas de atividades mais divertidas para os alunos. Porém apesar de fornecer uma combinação de vários recursos disponíveis no contexto virtual de ensino de línguas, a plataforma ainda é falha no sentido em que ainda não disponibiliza uma boa ferramenta de discussão para promover a comunicação prática entre os estudantes que a utilizam, o que poderia contribuir muito para a aplicação do aprendizado na realidade dos estudantes, troca de experiências culturais e de aprendizado.

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