Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

OS POR QUÊS MATEMÁTICOS E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EM UMA UNVIVERSIDADE ESTADUAL DE PETROLINA-PE

Palavra-chaves: PORQUÊS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) ET-13: Comunicação e argumentação nas aulas de Matemática
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Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Os atuais resultados das avaliações diagnósticas da Educação Básica brasileira evidenciam que grande parte dos alunos apresenta baixo nível de proficiência em relação à Matemática. Sabendo que parte desse problema é atribuída à má formação de professores e que os porquês matemáticos são de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem da matemática, o presente trabalho tem por objetivo analisar se os estudantes de Licenciatura em Matemática estão aptos a responderem os porquês matemáticos dos alunos da Educação Básica, os quais em geral estão ausentes das aulas de matemática. O estudo foi desenvolvido à luz das contribuições de Lima (1982), Lorenzato (1993), Moriel Junior e Wielewski (2013) e Barbosa (2011) que questionam o fazer matemático na busca de significado através da investigação de porquês matemáticos. A pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa foi desenvolvida com 32 alunos dos 1º e 8º períodos do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade Pública de Petrolina/PE, utilizando-se de questionário misto, como instrumento de investigação, que abordou sobre alguns porquês matemáticos de caráter conceitual e convencional. Os possíveis resultados apontaram para como os graduandos lidam com os porquês matemáticos da Educação Básica e mostraram que é significativo o número de graduandos que iniciam o curso sem conhecer a justificativa desses porquês e, embora esse número diminua no decorrer da formação, há um grande quantitativo de futuros professores que não sabem responder a questionamentos matemáticos básicos. Apesar de não saberem responder, ou responderem incorretamente esses questionamentos, mais de 90% dos licenciandos reconhecem a importância dos porquês matemáticos no processo de ensino e aprendizagem e que o ensino da Matemática não é preocupar-se apenas com habilidades de cálculo, é necessária uma preparação docente aprimorada, para que os docentes consigam lidar com os questionamentos da Educação Básica.

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