ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26428 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a sala de aula, que envolve brincadeiras com receitas culinárias para a aprendizagem de Expressões Algébricas com os alunos do 8º ano. A explicação do conteúdo de Álgebra pode deixar de ser apenas uma transmissão e aplicação de atividades e tornar-se uma metodologia prazerosa a partir de situações improvisadas, reais ou lúdicas do cotidiano. O tema foi escolhido, por ser diagnosticadas dificuldades na compreensão do conteúdo estudado durante a unidade. Com um pouco de criatividade, monômios e polinômios que formam as expressões com variáveis, os alunos acompanham a história, no qual interpretam a situação ocorrida e fica evidente a adição e subtração dos monômios semelhantes. O artigo encontra-se fundamentado nos estudos de Gilles Brougére, um dos maiores especialistas nas relações entre jogo e educação para o desenvolvimento infantil e a natureza humana. A discussão do tema deste artigo retrata acerca da estimulação do professor de Ciências da Educação, por ter sido trabalhado com pré-adolescentes, no entanto o foco da pesquisa é semelhante aos objetivos encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano – turno Vespertino - do Ensino Fundamental II, através do Projeto Mais Educação no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira em Caetité, Bahia. Como produto resultante deste trabalho, O Jogo “Brincando com Álgebra na Cozinha” foi feito após uma revisão em uma das aulas, sobre monômios e polinômios, adição e subtração de monômios semelhantes, e como montar expressões algébricas. Foi com este produto que os estudantes puderam aprender o conteúdo de forma prazerosa e lúdica em circunstância com o conteúdo destacado, mostrando entendimento sobre as expressões algébricas, sabendo expressá-las e aplicá-las. Deste modo, evidencia-se a investigação de atividades dinâmicas e lúdicas em contrapartida à forma tradicional da compreensão da matemática, além de garantir interação coletiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID789_26102016141244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA STEFANY MALHEIROS COUTO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA COUTO" "autor_email" => "gabriela_stefanypma@hotma" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26428 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS ATRAVÉS DE RECEITAS CULINÁRIAS PARA ALUNOS DO 8ª ANO – ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a sala de aula, que envolve brincadeiras com receitas culinárias para a aprendizagem de Expressões Algébricas com os alunos do 8º ano. A explicação do conteúdo de Álgebra pode deixar de ser apenas uma transmissão e aplicação de atividades e tornar-se uma metodologia prazerosa a partir de situações improvisadas, reais ou lúdicas do cotidiano. O tema foi escolhido, por ser diagnosticadas dificuldades na compreensão do conteúdo estudado durante a unidade. Com um pouco de criatividade, monômios e polinômios que formam as expressões com variáveis, os alunos acompanham a história, no qual interpretam a situação ocorrida e fica evidente a adição e subtração dos monômios semelhantes. O artigo encontra-se fundamentado nos estudos de Gilles Brougére, um dos maiores especialistas nas relações entre jogo e educação para o desenvolvimento infantil e a natureza humana. A discussão do tema deste artigo retrata acerca da estimulação do professor de Ciências da Educação, por ter sido trabalhado com pré-adolescentes, no entanto o foco da pesquisa é semelhante aos objetivos encontrados. Esta atividade foi desenvolvida com os alunos do 8º ano – turno Vespertino - do Ensino Fundamental II, através do Projeto Mais Educação no Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira em Caetité, Bahia. Como produto resultante deste trabalho, O Jogo “Brincando com Álgebra na Cozinha” foi feito após uma revisão em uma das aulas, sobre monômios e polinômios, adição e subtração de monômios semelhantes, e como montar expressões algébricas. Foi com este produto que os estudantes puderam aprender o conteúdo de forma prazerosa e lúdica em circunstância com o conteúdo destacado, mostrando entendimento sobre as expressões algébricas, sabendo expressá-las e aplicá-las. Deste modo, evidencia-se a investigação de atividades dinâmicas e lúdicas em contrapartida à forma tradicional da compreensão da matemática, além de garantir interação coletiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, APRENDIZAGEM, EXPRESSÕES ALGÉBRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA8_ID789_26102016141244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA STEFANY MALHEIROS COUTO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA COUTO" "autor_email" => "gabriela_stefanypma@hotma" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }