Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: AEE, ESCOLA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26319
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "O PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Após muitas lutas travadas, as pessoas com deficiência conquistaram muitos direitos assistenciais e educacionais. O direito a atendimento educacional especializado (AEE) representa um desses direitos conquistados e garantido através do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Os objetivos para essa produção estão em descrever os avanços e percursos da educação inclusiva; explicar o avanço na assistência profissional às pessoas com deficiência na educação; elencar ações desenvolvidas pelo AEE que auxiliam a inclusão das pessoas com deficiência na escola. Essa pesquisa justifica-se por trazer discussões acerca das ações dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado e, quão essencial é este trabalho para a efetivação da inclusão e o resgate de valores sociais necessários à convivência com as diferenças na escola. Metodologicamente o trabalho baseou-se na pesquisa qualitativa com base em referenciais bibliográficas centrada em autores como: Fonseca (2002), Nóvoa (1995), Silva (1987) e Lage (2003). Para alcançar os objetivos propostos, a discussão dessa problemática vem organizada em dois tópicos: I – A pessoa com deficiência ao longo da história, que aborda o tratamento dado às pessoas com deficiência até os tempos de hoje; e II – O atendimento educacional especializado na escola inclusiva, onde elencamos posturas que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência na escola, junto ao trabalho do profissional de AEE. Foi possível considerar, que o principal requisito para que a inclusão aconteça é o respeito às diferenças, enxergando e utilizando o melhor de cada sujeito. A escola dessa sociedade contemporânea, precisa ser uma instituição realmente inclusiva, que favoreça condições necessárias para que todos os alunos possam desenvolver aprendizados realmente satisfatórios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão"
    "palavra_chave" => "AEE, ESCOLA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID354_19102016212654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO"
    "autor_email" => "shirleyanneaquino@hotmail"
    "autor_ies" => "ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26319
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 19
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "O PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Após muitas lutas travadas, as pessoas com deficiência conquistaram muitos direitos assistenciais e educacionais. O direito a atendimento educacional especializado (AEE) representa um desses direitos conquistados e garantido através do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Os objetivos para essa produção estão em descrever os avanços e percursos da educação inclusiva; explicar o avanço na assistência profissional às pessoas com deficiência na educação; elencar ações desenvolvidas pelo AEE que auxiliam a inclusão das pessoas com deficiência na escola. Essa pesquisa justifica-se por trazer discussões acerca das ações dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado e, quão essencial é este trabalho para a efetivação da inclusão e o resgate de valores sociais necessários à convivência com as diferenças na escola. Metodologicamente o trabalho baseou-se na pesquisa qualitativa com base em referenciais bibliográficas centrada em autores como: Fonseca (2002), Nóvoa (1995), Silva (1987) e Lage (2003). Para alcançar os objetivos propostos, a discussão dessa problemática vem organizada em dois tópicos: I – A pessoa com deficiência ao longo da história, que aborda o tratamento dado às pessoas com deficiência até os tempos de hoje; e II – O atendimento educacional especializado na escola inclusiva, onde elencamos posturas que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência na escola, junto ao trabalho do profissional de AEE. Foi possível considerar, que o principal requisito para que a inclusão aconteça é o respeito às diferenças, enxergando e utilizando o melhor de cada sujeito. A escola dessa sociedade contemporânea, precisa ser uma instituição realmente inclusiva, que favoreça condições necessárias para que todos os alunos possam desenvolver aprendizados realmente satisfatórios."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão"
    "palavra_chave" => "AEE, ESCOLA, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA5_ID354_19102016212654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHIRLEYANNE SANTOS AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "SHIRLEY AQUINO"
    "autor_email" => "shirleyanneaquino@hotmail"
    "autor_ies" => "ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Após muitas lutas travadas, as pessoas com deficiência conquistaram muitos direitos assistenciais e educacionais. O direito a atendimento educacional especializado (AEE) representa um desses direitos conquistados e garantido através do Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Os objetivos para essa produção estão em descrever os avanços e percursos da educação inclusiva; explicar o avanço na assistência profissional às pessoas com deficiência na educação; elencar ações desenvolvidas pelo AEE que auxiliam a inclusão das pessoas com deficiência na escola. Essa pesquisa justifica-se por trazer discussões acerca das ações dos profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado e, quão essencial é este trabalho para a efetivação da inclusão e o resgate de valores sociais necessários à convivência com as diferenças na escola. Metodologicamente o trabalho baseou-se na pesquisa qualitativa com base em referenciais bibliográficas centrada em autores como: Fonseca (2002), Nóvoa (1995), Silva (1987) e Lage (2003). Para alcançar os objetivos propostos, a discussão dessa problemática vem organizada em dois tópicos: I – A pessoa com deficiência ao longo da história, que aborda o tratamento dado às pessoas com deficiência até os tempos de hoje; e II – O atendimento educacional especializado na escola inclusiva, onde elencamos posturas que possibilitam a inclusão de pessoas com deficiência na escola, junto ao trabalho do profissional de AEE. Foi possível considerar, que o principal requisito para que a inclusão aconteça é o respeito às diferenças, enxergando e utilizando o melhor de cada sujeito. A escola dessa sociedade contemporânea, precisa ser uma instituição realmente inclusiva, que favoreça condições necessárias para que todos os alunos possam desenvolver aprendizados realmente satisfatórios.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.