Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA

Palavra-chaves: Identidade, Formação Docente, Narrativas De Vida Comunicação Oral 12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 263
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 452
    "titulo" => "A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA"
    "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão  docente, como o estudo organizado por  Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008).  Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "Identidade, Formação docente, Narrativas de vida"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "aa9e06ed034c46f5f59d41a41a897fa0_452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILZA"
    "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 263
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 452
    "titulo" => "A IDENTIDADE DOS(AS) PESQUISADORES(AS) DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E OS LAÇOS COM A PEDAGOGIA"
    "resumo" => "(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão  docente, como o estudo organizado por  Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008).  Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "12 - SABERES, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "Identidade, Formação docente, Narrativas de vida"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "aa9e06ed034c46f5f59d41a41a897fa0_452.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVANILZA DE SOUZA BESERRA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILZA"
    "autor_email" => "ivanilza2010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

(INTRODUÇÃO) Este trabalho é um recorte da pesquisa “Diálogos Autobiográficos: Reminiscências do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) – PIBIC – 2010/2011” e tem como objetivo levantar uma reflexão em torno da identidade dos(as) pesquisadores(as) deste Grupo e os laços de pertencimento com o Curso de Pedagogia, presentes nos relatos de suas experiências formadoras, levantando reflexões sobre as motivações que influenciaram na escolha dessa profissão, as situações vivenciadas no decorrer do Curso, o trajeto percorrido até se tornarem educadores(as). (METODOLOGIA) Para isso realizamos estudos teóricos nas seguintes obras e/ou textos: Bardin (2009), Brandão (2003), Brandão (2008), Brzezinski (2002), Catani et all (2003), Flick (2009), Freire (2010), Imbernón (2010), Josso (2010), Libâneo (2010), Moreira (1984), Nóvoa (1999), Pineau (2006), Tardif e Lessard (2008) e analisamos as narrativas escritas de 06 pesquisadores(as) do NEEd, desenvolvidas durante os encontros dessa pesquisa. (RESULTADOS) Constatamos que alguns(as) profissionais escolherem o Curso de Pedagogia porque se identificavam com a área da educação; outros(as) relataram que no início de sua formação tinham pouca identificação com a profissão docente. Dentre as dificuldades enfrentadas durante a formação em Pedagogia destacaram-se: os aspectos financeiros e o deslocamento. (CONCLUSÃO) Percebemos que os(as) pesquisadores(as) do NEEd construíram laços conflituosos com a Pedagogia, seja como discentes ou mesmo profissionais, oscilando entre desejo, amor, insatisfação, indecisão e desilusão, corroborando estudos sobre a crise e dilemas da profissão docente, como o estudo organizado por Nóvoa (1999) e Tardif e Lessard (2008). Palavras-chave: Identidade. Formação docente. Narrativas de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.