Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE INCLUSÃO ESCOLAR: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA DOCENTE EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE., INCLUSÃO ESCOLAR., NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS. Comunicação Oral (CO) ET5 - Diversidade, Multiculturalidade e inclusão
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da Sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. Nesse sentido pretendemos compreender: como as experiências com a implantação da Sala de Recurso Multifuncional, nos percursos formativos, expressos nas narrativas da docente pode favorecer para a construção de uma escola inclusiva? O estudo teve como objetivo: Analisar as experiências vivenciadas na Sala de Recurso Multifuncional, bem como nos percursos formativos, como meios para alavancar um ensino inclusivo. A mobilização para esta investigação deu-se a partir do meu percurso formativo e, posteriormente, com a aceitação de atuar como docente do AEE na referida Escola. Para validar os relatos presentes a respeito da temática, recorremos aos pensamentos de autores como: Nóvoa (1992), Pineau (2010), dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Nesse sentido, relatou-se também, os principais desafios com implantação da sala, bem como a organização e forma de ingresso desses alunos no AEE. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos.

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