SER MAIS E ARIDEZ MENTAL – CATEGORIAS PARA SE DISCUTIR A PERMANÊNCIA NA EJA NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
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Com o propósito de responder à problemática fez-se a opção pelo enfoque fenomenológico hermenêutico, tendo na interpretação do fenômeno estudado a base para a construção da compreensão do objeto de estudo. Nesse sentido, o método de pesquisa foi de cunho qualitativo-descritivo, o que exigiu uma maior presença do pesquisador no campo de pesquisa e junto aos sujeitos para melhor compreender e interpretar o contexto no qual estes se fazem presentes. Quanto às técnicas de desvelamento das informações, estas foram desenvolvidas e materializadas através de diálogos/entrevistas com questões abertas, permitindo uma maior interação com os sujeitos da pesquisa sem se perder o rigor exigido pela pesquisa. A partir do desenrolar da pesquisa obtivemos subsídios teóricos que deram fundamentação conceitual e epistemológica para nossa reflexão no sentido de denunciar as dificuldades de permanência e conclusão dos estudos na EJA por parte das mulheres educandas é insistir em evidenciar a biofilia da permanência e não a necrofilia da evasão. É, sobretudo apresentar a boniteza que há no descobrir-se como ser mais e como movimento de superação da aridez mental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Identidade e gênero no semiárido" "palavra_chave" => "PERMANÊNCIA, EJA, EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA13_ID2067_21102016225421.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLANY DA CUNHA REIS " "autor_nome_curto" => "WILLANY" "autor_email" => "willanydacunha@yahoo.com." 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