Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

MONITORIA EM GÊNESE E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS COMO APOIO PARA A DIFUSÃO DO ESTUDO EM SOLOS NO CURSO DE AGRONOMIA

Palavra-chaves: PEDOLOGIA, ENSINO DE SOLOS, CIÊNCIA DO SOLO Pôster (PO) GT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O processo de formação do solo é um processo lento, que ocorre através do intemperismo e dos processos pedogenéticos. Dentro deste contexto tem-se a importância da Ciência do Solo, a busca de conhecimento e geração de tecnologias para o uso e manejo sustentável deste recurso natural finito. A Pedologia, ciência que trata da origem, morfologia, distribuição, mapeamento e classificação dos solos, através dos levantamentos pedológicos têm contribuído significativamente neste processo, com a coleta de dados sobre propriedades físicas, químicas, mineralógicas e morfológicas dos solos. Dentre as disciplinas oferecidas pelo curso de agronomia da Universidade Federal da Ceará, a disciplina de Gênese e Classificação de Solos vem contribuindo com a difusão deste conhecimento para os discentes através de aulas práticas e teóricas. As atividades de monitoria têm dado sua contribuição significativa para uma melhor aprendizagem dos alunos, por meio do auxilio ao professor na preparação e realização de aulas práticas, de aulas para o esclarecimento de dúvidas e também na busca de material didático (livros, textos, recursos áudios-visuais) que venha a facilitar a compressão dos estudantes. As aulas práticas integram conhecimento de diversas áreas, levam a reflexão de diversos temas, desenvolvem os sentidos (principalmente tato e visão) dos estudantes e proporciona o seu contato com o objeto de estudo, o solo. A monitoria vem contribuindo para a melhor fixação da aprendizagem e redução do numero de reprovações. Também tem contribuído para que o monitor desperte o interesse pela docência através da vivência prática.

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