Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

SENTIDOS DE QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE

Palavra-chaves: QUALIDADE DO ENSINO, SENTIDOS DE QUALIDADE, CONTEXTO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) GT 09 - Espaços, paisagens e territórios no semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24173
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "SENTIDOS DE QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo traz resultados parciais de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede pública sobre sentidos de qualidade no ensino. O foco da pesquisa foi analisar os elementos apresentados pelo docentes que preenchem os sentidos de qualidade do ensino no ambiente escolar, bem como as relações com o contexto escolar que possibilitam a construção de tais elementos. A discussão sobre o conceito de qualidade, principalmente no diálogo com Lopes (2012) e Paro (2012), mostrou a impossibilidade de uma definição a priori de qualidade, admitindo que o termo não pode ser considerado como algo fixo, determinado a priori, estando mais relacionado com o contexto escolar e com as concepções e interesses docentes. O conceito de qualidade, assim, vai sendo significado, construído provisoriamente, representando as demandas de um determinado grupo, em um certo momento, em relação com as questões da própria escola e da comunidade escolar. A pesquisa, realizada com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, possibilitou perceber que formar para a cidadania, desenvolver pensamento crítico, contribuir para o entusiasmo do aluno em aprender e manter boa relação com o discente são elementos que estão no campo do conceito de qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Espaços, paisagens e territórios no semiárido"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE DO ENSINO, SENTIDOS DE QUALIDADE, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA9_ID1039_30092016175610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KÉLIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÉLL"
    "autor_email" => "marykellya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "POSENSINO/ UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24173
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 1039
    "titulo" => "SENTIDOS DE QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo traz resultados parciais de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede pública sobre sentidos de qualidade no ensino. O foco da pesquisa foi analisar os elementos apresentados pelo docentes que preenchem os sentidos de qualidade do ensino no ambiente escolar, bem como as relações com o contexto escolar que possibilitam a construção de tais elementos. A discussão sobre o conceito de qualidade, principalmente no diálogo com Lopes (2012) e Paro (2012), mostrou a impossibilidade de uma definição a priori de qualidade, admitindo que o termo não pode ser considerado como algo fixo, determinado a priori, estando mais relacionado com o contexto escolar e com as concepções e interesses docentes. O conceito de qualidade, assim, vai sendo significado, construído provisoriamente, representando as demandas de um determinado grupo, em um certo momento, em relação com as questões da própria escola e da comunidade escolar. A pesquisa, realizada com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, possibilitou perceber que formar para a cidadania, desenvolver pensamento crítico, contribuir para o entusiasmo do aluno em aprender e manter boa relação com o discente são elementos que estão no campo do conceito de qualidade do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Espaços, paisagens e territórios no semiárido"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE DO ENSINO, SENTIDOS DE QUALIDADE, CONTEXTO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA9_ID1039_30092016175610.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KÉLIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÉLL"
    "autor_email" => "marykellya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "POSENSINO/ UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo traz resultados parciais de uma pesquisa realizada com docentes do ensino fundamental da rede pública sobre sentidos de qualidade no ensino. O foco da pesquisa foi analisar os elementos apresentados pelo docentes que preenchem os sentidos de qualidade do ensino no ambiente escolar, bem como as relações com o contexto escolar que possibilitam a construção de tais elementos. A discussão sobre o conceito de qualidade, principalmente no diálogo com Lopes (2012) e Paro (2012), mostrou a impossibilidade de uma definição a priori de qualidade, admitindo que o termo não pode ser considerado como algo fixo, determinado a priori, estando mais relacionado com o contexto escolar e com as concepções e interesses docentes. O conceito de qualidade, assim, vai sendo significado, construído provisoriamente, representando as demandas de um determinado grupo, em um certo momento, em relação com as questões da própria escola e da comunidade escolar. A pesquisa, realizada com aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, possibilitou perceber que formar para a cidadania, desenvolver pensamento crítico, contribuir para o entusiasmo do aluno em aprender e manter boa relação com o discente são elementos que estão no campo do conceito de qualidade do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.