REVITALIZAÇÃO DE HORTA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24161 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 1573 "titulo" => "REVITALIZAÇÃO DE HORTA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O meio ambiente tem se destacado como um dos temas mais debatidos pela sociedade contemporânea. Impactos causados pelo desmatamento, o uso de agrotóxicos, poluição e outras ações humanas, são preocupações constantes e vem sendo discutidas visando, ora a preservação, ora a conservação dos recursos naturais, buscando uma sociedade mais consciente e sustentável. Com base nessas informações, a Educação Ambiental (EA) se torna uma ferramenta imprescindível neste contexto. A escola é a principal formadora de opiniões da sociedade. Por esse motivo, é fundamental que as iniciativas de EA tenham início no ambiente escolar. O primeiro passo para trabalhar é criar, na escola, um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas e também a comunidade. A busca da qualidade alimentar está se tornando uma das principais preocupações dos consumidores consciente. Atualmente, as motivações para o consumo de alimentos orgânicos variam em função do país, da cultura e dos produtos que se analisa. No entanto, percebe-se que existe uma tendência de o consumidor orgânico privilegiar, em primeiro lugar, aspectos relacionados à saúde e sua ligação com os alimentos, em seguida ao meio ambiente e, por último, a questão do sabor e frescor dos alimentos orgânicos. A Horta Didática (HD) possui a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e comunidades não devendo apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas ser trabalhada como um processo pedagógico, sendo inserida no ambiente escolar como um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento da interdisciplinaridade na EA. Diante do exposto, objetivou-se desenvolver um trabalho de revitalização na Horta Didática do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, como instrumento de conscientização da importância de integralizar conhecimentos teóricos e práticos, bem como proporcionar um maior contato dos alunos com a natureza. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental II do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, pertencente ao município de Catolé do Rocha – PB. De acordo com a classificação de Köppen, a região possui clima quente e seco do tipo BShw’ com duas estações distintas uma chuvosa e outra seca. Para a implantação da horta, de início foram realizadas reuniões e planejamentos com a direção e professores para mostrar a importância do projeto para a escola. Os canteiros foram confeccionados e irrigados manualmente, deixando em repouso por três dias para que houvesse uma homogeneidade entre o adubo e o solo. Após o descanso, houve o momento mais esperados pelos alunos, a semeadura. Portanto, este trabalho contribui de forma sustentável, mostrando aos futuros educadores a importância da preocupação com a evolução da aprendizagem, pois se sabe o quanto ela contribui para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Essa experiência foi de uma grandeza imensa para minha formação como educador, podendo assim avaliar e sentir de maneira mais ampla, o meu papel de "levar conhecimento”, transmitir informações para alunos, professores e funcionários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HORTA DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1573_07102016214533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELY " "autor_email" => "suely126@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24161 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 1573 "titulo" => "REVITALIZAÇÃO DE HORTA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O meio ambiente tem se destacado como um dos temas mais debatidos pela sociedade contemporânea. Impactos causados pelo desmatamento, o uso de agrotóxicos, poluição e outras ações humanas, são preocupações constantes e vem sendo discutidas visando, ora a preservação, ora a conservação dos recursos naturais, buscando uma sociedade mais consciente e sustentável. Com base nessas informações, a Educação Ambiental (EA) se torna uma ferramenta imprescindível neste contexto. A escola é a principal formadora de opiniões da sociedade. Por esse motivo, é fundamental que as iniciativas de EA tenham início no ambiente escolar. O primeiro passo para trabalhar é criar, na escola, um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas e também a comunidade. A busca da qualidade alimentar está se tornando uma das principais preocupações dos consumidores consciente. Atualmente, as motivações para o consumo de alimentos orgânicos variam em função do país, da cultura e dos produtos que se analisa. No entanto, percebe-se que existe uma tendência de o consumidor orgânico privilegiar, em primeiro lugar, aspectos relacionados à saúde e sua ligação com os alimentos, em seguida ao meio ambiente e, por último, a questão do sabor e frescor dos alimentos orgânicos. A Horta Didática (HD) possui a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional de crianças e jovens de escolas e comunidades não devendo apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas ser trabalhada como um processo pedagógico, sendo inserida no ambiente escolar como um laboratório vivo, possibilitando o desenvolvimento da interdisciplinaridade na EA. Diante do exposto, objetivou-se desenvolver um trabalho de revitalização na Horta Didática do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, como instrumento de conscientização da importância de integralizar conhecimentos teóricos e práticos, bem como proporcionar um maior contato dos alunos com a natureza. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2011, com os alunos do 6º ano do ensino fundamental II do Centro de Ensino Fundamental Luzia Maia, pertencente ao município de Catolé do Rocha – PB. De acordo com a classificação de Köppen, a região possui clima quente e seco do tipo BShw’ com duas estações distintas uma chuvosa e outra seca. Para a implantação da horta, de início foram realizadas reuniões e planejamentos com a direção e professores para mostrar a importância do projeto para a escola. Os canteiros foram confeccionados e irrigados manualmente, deixando em repouso por três dias para que houvesse uma homogeneidade entre o adubo e o solo. Após o descanso, houve o momento mais esperados pelos alunos, a semeadura. Portanto, este trabalho contribui de forma sustentável, mostrando aos futuros educadores a importância da preocupação com a evolução da aprendizagem, pois se sabe o quanto ela contribui para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente. Essa experiência foi de uma grandeza imensa para minha formação como educador, podendo assim avaliar e sentir de maneira mais ampla, o meu papel de "levar conhecimento”, transmitir informações para alunos, professores e funcionários." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "HORTA DIDÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1573_07102016214533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:10" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SUELY " "autor_email" => "suely126@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }