Resumo do artigo: O crescimento e a difusão da EA no contexto escolar é, ainda, incipiente. Trabalhar como um tema, relativamente inovador e que não possui ainda estudos consolidados, torna-se bastante desafiador e, ao mesmo tempo, prazeroso. Buscamos, com este trabalho, fazer um levantamento das concepções e práticas desenvolvidas em escolas estaduais na cidade de Pau dos Ferros sobre temáticas de Educação Ambiental. A Pesquisa foi desenvolvida na cidade de Pau dos Ferros (RN), especificamente em escolas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, da Rede Estadual de Educação na cidade de Pau dos Ferros/RN. Foi aplicado um questionário entre os professores, entrevistas com a equipe pedagógica sobre as ações de formação docente e a inserção ou não de ações de EA nas atividades curriculares. Muitas dificuldades e desafios no desenvolvimento de ações de EA são relatados por professores e equipe pedagógica das escolas pesquisadas. A maioria destes estão conscientes da importância de trabalhar as questões socioambientais no ambiente escolar. Os referenciais teóricos mencionados como orientadores no desenvolvimento das ações, como os PCN e os livros didáticos dos componentes curriculares devem servir como norteadores para estas ações. A participação em cursos de formação continuada, na própria escola ou fora do ambiente escolar, pode possibilitar que os educadores tenham acesso a este referencial teórico e metodológico que auxiliará aos mesmos a compreenderem não apenas o próprio conceito, mas ainda o papel e a abordagem que devem orientar o desenvolvimento de ações estratégias e metodológicas de EA nas escolas.