O interior do Nordeste é marcado por um clima semiárido. A principal característica desta região é a irregularidade das chuvas, tanto em relação ao tempo quanto no espaço. Entretanto, por conta de suas características geográficas e climáticas, alguns locais sofrem graves problemas de escassez de água, como o Semiárido nordestino, que tem como principal manifestação dessa variabilidade do clima a seca. Isso causa muitos prejuízos para as atividades agropecuárias e também afeta a qualidade de vida da população, que sofre com a escassez de água até para consumo pessoal. Essa falta d’água ocorre por diferentes fatores além da falta de chuvas, como também pela falta tratamento e armazenamento eficazes da água, e seu desperdício Para se conviver com a crise hídrica, principalmente em regiões semiáridas, se torna necessário processos culturais e educacionais, objetivando uma nova aprendizagem sobre questões ambientais, como suas potencialidades e os seus limites, e a formação de novas maneiras de pensar, sentir e agir em relação ao meio ambiente onde se vive. A população ficar sem água nas torneiras durante horas ou dias já é uma realidade na cidade de Campina Grande, o que pode servir para se iniciar uma discussão sobre o uso da água. O consumo consciente deve ser um hábito trabalhado desde a infância. E também é importante trazer as questões sobre o uso da água para o cotidiano do aluno, como o risco de desperdício dentro da própria escola. O projeto buscou levar aos alunos informações sobre o gerenciamento da água e a crise hídrica, assim como algumas sugestões que podem ajuda-los a utilizar esse recurso tão essencial para a manutenção da vida de forma responsável.