IMPLANTANDO SABERES SOBRE A CRISE HÍDRICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23891 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 2023 "titulo" => "IMPLANTANDO SABERES SOBRE A CRISE HÍDRICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB" "resumo" => "O interior do Nordeste é marcado por um clima semiárido. A principal característica desta região é a irregularidade das chuvas, tanto em relação ao tempo quanto no espaço. Entretanto, por conta de suas características geográficas e climáticas, alguns locais sofrem graves problemas de escassez de água, como o Semiárido nordestino, que tem como principal manifestação dessa variabilidade do clima a seca. Isso causa muitos prejuízos para as atividades agropecuárias e também afeta a qualidade de vida da população, que sofre com a escassez de água até para consumo pessoal. Essa falta d’água ocorre por diferentes fatores além da falta de chuvas, como também pela falta tratamento e armazenamento eficazes da água, e seu desperdício Para se conviver com a crise hídrica, principalmente em regiões semiáridas, se torna necessário processos culturais e educacionais, objetivando uma nova aprendizagem sobre questões ambientais, como suas potencialidades e os seus limites, e a formação de novas maneiras de pensar, sentir e agir em relação ao meio ambiente onde se vive. A população ficar sem água nas torneiras durante horas ou dias já é uma realidade na cidade de Campina Grande, o que pode servir para se iniciar uma discussão sobre o uso da água. O consumo consciente deve ser um hábito trabalhado desde a infância. E também é importante trazer as questões sobre o uso da água para o cotidiano do aluno, como o risco de desperdício dentro da própria escola. O projeto buscou levar aos alunos informações sobre o gerenciamento da água e a crise hídrica, assim como algumas sugestões que podem ajuda-los a utilizar esse recurso tão essencial para a manutenção da vida de forma responsável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 5 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "CRISE HÍDRICA, SEMIÁRIDO, NORDESTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA5_ID2023_21102016000311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE SÁ TAVARES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA DE SÁ" "autor_email" => "deboraa.saa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23891 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 2023 "titulo" => "IMPLANTANDO SABERES SOBRE A CRISE HÍDRICA DO SEMIÁRIDO NORDESTINO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPINA GRANDE, PB" "resumo" => "O interior do Nordeste é marcado por um clima semiárido. A principal característica desta região é a irregularidade das chuvas, tanto em relação ao tempo quanto no espaço. Entretanto, por conta de suas características geográficas e climáticas, alguns locais sofrem graves problemas de escassez de água, como o Semiárido nordestino, que tem como principal manifestação dessa variabilidade do clima a seca. Isso causa muitos prejuízos para as atividades agropecuárias e também afeta a qualidade de vida da população, que sofre com a escassez de água até para consumo pessoal. Essa falta d’água ocorre por diferentes fatores além da falta de chuvas, como também pela falta tratamento e armazenamento eficazes da água, e seu desperdício Para se conviver com a crise hídrica, principalmente em regiões semiáridas, se torna necessário processos culturais e educacionais, objetivando uma nova aprendizagem sobre questões ambientais, como suas potencialidades e os seus limites, e a formação de novas maneiras de pensar, sentir e agir em relação ao meio ambiente onde se vive. A população ficar sem água nas torneiras durante horas ou dias já é uma realidade na cidade de Campina Grande, o que pode servir para se iniciar uma discussão sobre o uso da água. O consumo consciente deve ser um hábito trabalhado desde a infância. E também é importante trazer as questões sobre o uso da água para o cotidiano do aluno, como o risco de desperdício dentro da própria escola. O projeto buscou levar aos alunos informações sobre o gerenciamento da água e a crise hídrica, assim como algumas sugestões que podem ajuda-los a utilizar esse recurso tão essencial para a manutenção da vida de forma responsável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 5 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "CRISE HÍDRICA, SEMIÁRIDO, NORDESTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA5_ID2023_21102016000311.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA DE SÁ TAVARES" "autor_nome_curto" => "DÉBORA DE SÁ" "autor_email" => "deboraa.saa@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }