DIAGNÓSTICO DO ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO NA ESCOLA ESTADUAL ARRUDA CÂMARA
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23701 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO NA ESCOLA ESTADUAL ARRUDA CÂMARA" "resumo" => "Sabendo que há um crescimento amplo da população, e que este se apresenta de forma negativa em relação aos recursos naturais do nosso planeta, fica nítido a grande necessidade de preservação dessas riquezas e a conscientização da população através de políticas educacionais. O solo é um recurso essencial para a vida de várias espécies, e o seu desenvolvimento se dá por diversos processos e fatores, ocorrendo de forma natural e lenta, por este motivo, há uma necessidade de preservação deste recurso. As práticas inadequadas do uso do solo são o reflexo da falta de conhecimento dos indivíduos sobre a importância desse recurso natural finito, e, embora tenha um papel muito importante no meio ambiente, o solo não é estudado de forma efetiva e a sua valorização é pouco eminente. O objetivo desse trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos sobre a ciência do solo. O Projeto Solo como Base para Educação Ambiental, realizado por alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UFCG-Pombal, em primeira instância realizou-se a aplicação de questionários com 10 questões, a 120 alunos do ensino fundamental e médio da escola Estadual Arruda Câmara, que está localizada na cidade de Pombal-PB, inserido no semiárido Paraibano. Através do diagnóstico apresentado nos questionários, podemos observar uma deficiência no que diz respeito aos conhecimentos sobre o solo na educação básica, mesmo sabendo o quão importante é para vida e para a paisagem no semiárido. Visto isto, torna-se essencial transferir o conhecimento de forma prática e lúdica aos alunos, a fim de que eles aprendam com os temas: material de origem do solo, mineralogia do solo, cor do solo, textura do solo, estrutura do solo, erosão do solo, a importância de preservá-lo, e que haja o despertar da “consciência pedológica”, desenvolvendo um conhecimento mais amplo acerca da ciência do solo e do contexto o qual está inserido, neste caso, no semiárido paraibano. Essa avaliação inicial foi importante para compreendermos ás relações dos estudantes com o solo e no que se diz respeito à percepção de conceitos relacionados ao conteúdo para que, posteriormente, seja elaborado o material didático que será apresentado na escola para estimular o olhar crítico sobre as temáticas abordadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AVALIAR, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1508_20102016234510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEISA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "GEISA SOARES" "autor_email" => "geisasoares.1977@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23701 "edicao_id" => 50 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 1508 "titulo" => "DIAGNÓSTICO DO ENSINO DA CIÊNCIA DO SOLO NA ESCOLA ESTADUAL ARRUDA CÂMARA" "resumo" => "Sabendo que há um crescimento amplo da população, e que este se apresenta de forma negativa em relação aos recursos naturais do nosso planeta, fica nítido a grande necessidade de preservação dessas riquezas e a conscientização da população através de políticas educacionais. O solo é um recurso essencial para a vida de várias espécies, e o seu desenvolvimento se dá por diversos processos e fatores, ocorrendo de forma natural e lenta, por este motivo, há uma necessidade de preservação deste recurso. As práticas inadequadas do uso do solo são o reflexo da falta de conhecimento dos indivíduos sobre a importância desse recurso natural finito, e, embora tenha um papel muito importante no meio ambiente, o solo não é estudado de forma efetiva e a sua valorização é pouco eminente. O objetivo desse trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos sobre a ciência do solo. O Projeto Solo como Base para Educação Ambiental, realizado por alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UFCG-Pombal, em primeira instância realizou-se a aplicação de questionários com 10 questões, a 120 alunos do ensino fundamental e médio da escola Estadual Arruda Câmara, que está localizada na cidade de Pombal-PB, inserido no semiárido Paraibano. Através do diagnóstico apresentado nos questionários, podemos observar uma deficiência no que diz respeito aos conhecimentos sobre o solo na educação básica, mesmo sabendo o quão importante é para vida e para a paisagem no semiárido. Visto isto, torna-se essencial transferir o conhecimento de forma prática e lúdica aos alunos, a fim de que eles aprendam com os temas: material de origem do solo, mineralogia do solo, cor do solo, textura do solo, estrutura do solo, erosão do solo, a importância de preservá-lo, e que haja o despertar da “consciência pedológica”, desenvolvendo um conhecimento mais amplo acerca da ciência do solo e do contexto o qual está inserido, neste caso, no semiárido paraibano. Essa avaliação inicial foi importante para compreendermos ás relações dos estudantes com o solo e no que se diz respeito à percepção de conceitos relacionados ao conteúdo para que, posteriormente, seja elaborado o material didático que será apresentado na escola para estimular o olhar crítico sobre as temáticas abordadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, AVALIAR, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD4_SA7_ID1508_20102016234510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GEISA DA SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "GEISA SOARES" "autor_email" => "geisasoares.1977@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conidis" "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS" "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016" "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png" "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }