Sabendo que há um crescimento amplo da população, e que este se apresenta de forma negativa em relação aos recursos naturais do nosso planeta, fica nítido a grande necessidade de preservação dessas riquezas e a conscientização da população através de políticas educacionais. O solo é um recurso essencial para a vida de várias espécies, e o seu desenvolvimento se dá por diversos processos e fatores, ocorrendo de forma natural e lenta, por este motivo, há uma necessidade de preservação deste recurso. As práticas inadequadas do uso do solo são o reflexo da falta de conhecimento dos indivíduos sobre a importância desse recurso natural finito, e, embora tenha um papel muito importante no meio ambiente, o solo não é estudado de forma efetiva e a sua valorização é pouco eminente. O objetivo desse trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos sobre a ciência do solo. O Projeto Solo como Base para Educação Ambiental, realizado por alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UFCG-Pombal, em primeira instância realizou-se a aplicação de questionários com 10 questões, a 120 alunos do ensino fundamental e médio da escola Estadual Arruda Câmara, que está localizada na cidade de Pombal-PB, inserido no semiárido Paraibano. Através do diagnóstico apresentado nos questionários, podemos observar uma deficiência no que diz respeito aos conhecimentos sobre o solo na educação básica, mesmo sabendo o quão importante é para vida e para a paisagem no semiárido. Visto isto, torna-se essencial transferir o conhecimento de forma prática e lúdica aos alunos, a fim de que eles aprendam com os temas: material de origem do solo, mineralogia do solo, cor do solo, textura do solo, estrutura do solo, erosão do solo, a importância de preservá-lo, e que haja o despertar da “consciência pedológica”, desenvolvendo um conhecimento mais amplo acerca da ciência do solo e do contexto o qual está inserido, neste caso, no semiárido paraibano. Essa avaliação inicial foi importante para compreendermos ás relações dos estudantes com o solo e no que se diz respeito à percepção de conceitos relacionados ao conteúdo para que, posteriormente, seja elaborado o material didático que será apresentado na escola para estimular o olhar crítico sobre as temáticas abordadas.