Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, INCLUSÃO, DEFICIENTE VISUAL Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A formação continuada tem um grande impacto na prática docente, uma vez que estamos inseridos em um contexto social no qual surgem novas problemáticas, além de emergirem inovações tecnológicas e científicas. É bem verdade que a pessoa com deficiência física ou intelectual busca ser reconhecido como uma pessoa com direitos igualitários e que devem ser inseridos na escola comum sem preconceitos ou restrições e o professor tem como incumbência possibilitar o acesso. Muito tem se abordado no que cerne a inclusão escolar promovendo a acessibilidade, no entanto, o que precisa estar bastante evidenciado é que não basta apenas incluir a criança com deficiência, mas fazer com que ela interaja com o meio, possibilitando que ela avance de acordo com sua possibilidade respeitando suas limitações. Faz-se mensurável destacar a importância dos trabalhos direcionados a esse público são importantes e que merecem atenção especial porque o docente precisa se qualificar para atender as necessidades específicas do aluno com deficiência, principalmente se esta for relacionada a cegueira. Refletindo sobre a importância que há na contínua formação dos professores que desenvolvem trabalhos nas salas de recursos multifuncionais temos como objetivo relatar as experiências vivenciadas pela autora deste trabalho na Instituição Instituto dos Cegos, localizada em Campina Grande – Paraíba. A pesquisadora procurou registrar as explorações in lócus no curso freqüentado sobre Braille. Como metodologia reportamos - nos a alguns estudiosos como: Magalhães e Cardoso (2008), Cruz (2007), Lade (2005), Freire (2008), dentre outros. A experiência ainda em estudo e análise ate o momento nos apresentou grandes avanços e revelou o quanto é instigante ao professor participar de novas formações e preparar-se para quando surgir à necessidade saber como desenvolver suas ações pedagógicas nas salas de Atendimento Educacional Especializado.

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