Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROJETOS DE EXTENSÃO: PROJETO ALFADOWN

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma discussão sobre as possibilidades de ação do psicólogo escolar e do pedagogo em projetos de extensão na Educação Superior. As discussões na área da psicologia escolar e educacional têm indicado possibilidades de atuação na Educação Superior em espaços de ensino, pesquisa, extensão e gestão, abrangendo ações que favoreçam uma formação acadêmica que mobilize processos de desenvolvimento de docentes e discentes. Pretendemos apresentar uma prática profissional desenvolvida em um projeto de extensão, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com vistas a promover discussões sobre as condições que esse cenário oferece para a inserção da Psicologia no nível superior de ensino. O contexto de ação foi o projeto Alfadown cuja finalidade é o desenvolvimento de metodologias e instrumentos para o processo de alfabetização e de inclusão digital de pessoas com Síndrome de Down. Participam do projeto professores e alunos dos diversos cursos de graduação da universidade, além de pessoas com Síndrome de Down. Nossa participação no Projeto ocorreu nos espaços de formação e acompanhamento dos profissionais e dos alunos da universidade que atuam no projeto, por meio de grupos de estudo e de orientação individual e coletiva. O objetivo de nossa ação foi contribuir com processos de conscientização dos sujeitos envolvidos com o projeto. As discussões e reflexões evidenciaram os significados que são atribuídos à inclusão social e educacional, ao papel de cada um nesse processo, às questões sócio-culturais e políticas que permeiam a temática e as ações no projeto, e assim, ampliaram a compreensão acerca do projeto e de si próprios. Nosso trabalho tem destacado que o psicólogo pode contribuir com o processo de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes do projeto. E ainda indicado que a Extensão pode ser um espaço interessante para nossa inserção e contribuição nos processos de formação desenvolvidos no âmbito do ensino superior.

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