Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LINGUAGEM ESCRITA DE CRIANÇAS COM SINTOMATOLOGIA TDAH: UM OLHAR CLÍNICO EM PARCERIA COM A ESCOLA

Palavra-chaves: TDAH, LINGUAGEM ESCRITA, INCLUSÃO, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O TDAH é uma das patologias que estão presentes nos escolares e que os levam a apresentar alguma dificuldade em termos de aprendizagem. Trata-se de um transtorno do desenvolvimento de cunho neurobiológico, que pode persistir na vida adulta em mais da metade dos casos e também um dos distúrbios mais comuns da infância. O transtorno da linguagem para a criança com TDAH se apresenta como co-morbidade tão ou às vezes, mais importante que o transtorno em relação à sua expressão clínica e terapêutica. Com relação à escrita, o comprometimento acontece devido principalmente às características de desatenção e hiperatividade, uma vez que ambas são preponderantes no processo de desenvolvimento da mesma. Para um bom desenvolvimento da linguagem escrita são necessárias algumas habilidades tais como: atenção, concentração, equilíbrio motor, motricidade fina bem desenvolvida, áreas essas prejudicadas pelo TDAH. Até o momento, não existe, um exame que comprove a sua presença, e o seu diagnóstico requer uma observação clínica especializada.Mediante isto, constata-se a problemática vivenciada em sala de aula por um aluno TDAH e, consequentemente, a necessidade de estratégias por parte do professor para envolver e incluir o aluno nas atividades de sala, principalmente no tocante às atividades de leitura, escrita e produção textual. Portanto, este projeto busca atenuar a problemática de produção textual das crianças com TDAH, colaborando com a formação dos professores dos anos iniciais da educação fundamental, pois investir na capacitação e sensibilização dos mesmos, se fornece ferramentas para que o profissional de educação as utilize em sala de aula, cooperando com seu trabalho, auxiliando na aprendizagem da criança com TDAH e, por conseguinte, na melhoria do processo de inclusão escolar. Ao término desse projeto, espera-se constatar a relevância do trabalho ser realizado em conjunto com a equipe pedagógica, família e profissionais clínicos.

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