Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM O OLHAR NA INCLUSÃO SOCIAL.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo apresenta aspectos relevantes da formação continuada para professores que atuam no Ensino Médio em uma das dezesseis regionais do Estado de Pernambuco. O trabalho privilegia a inovação pedagógica docente, articulação dos conhecimentos pedagógicos, a teoria e prática, (re) construção coletiva do ser, sua inclusão social como evidenciadas na nova Base Nacional Comum Curricular para a formação humana integral. Analisa-se o programa de formação continuada para professores do Ensino Médio ofertado pela Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, junto a Gerência Educacional de Políticas do Ensino Médio, responsável pela logística, dinâmica, execução e orientação instrucional aos professores. Nesse trabalho acompanhamos 50 Professores de Língua Portuguesa da Regional Agreste Meridional em Garanhuns. Procuramos levantar no programa de formação continuada tecer algumas reflexões teóricas e práticas sobre a atividade docente, a função da escola e o papel desse professor frente a essas inovações a que são desafiados com o olhar na inclusão social como direito de todos, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendida nos documentos nacionais e internacionais, a partir de estratégias metodológicas disponibilizadas nos encontros bimestrais, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento docente, a fim de rediscutirem e inovarem suas praticas de forma significativa com vistas à inclusão dos estudantes e esses dar respostas significativas de aprendizagens. Tomamos como categorias: formação continuada, inovação pedagógica e inclusão social, a partir dos estudos de Nóvoa, (1995); Imbernón, (2010); Fino, (2007); Mantoan, (2003); Sassaki, (2010); Declaração de Salamanca, (1994); entre outros. Foram abordados ainda, temas relevantes, debates, troca de experiências, socialização de conteúdos e outras atividades, que possibilita a inovação pedagógica, a reflexão dos saberes, bem como, revisita ao projeto político-pedagógico, com vistas à inclusão social dos estudantes. Concluiu-se que o tema inovação e inclusão social é um processo complexo, envolve a garantia do sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico e respeitador, colaborando para a construção da cidadania com justiça, dignidade e a formação humana integral do ser.

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