Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, INCLUSÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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      RESUMO – Na perspectiva da educação inclusiva como ponto de partida para uma educação para todos, buscou-se através deste trabalho de pesquisa verificar e analisar a concepção de professores que atuam com a educação inclusiva, mais precisamente com o AEE - Atendimento Educacional Especializado. O presente trabalho justifica-se por um interesse pessoal da autora em conhecer um pouco mais a realidade do processo de inclusão nas escolas onde há alunos com deficiências assim como analisar a percepção de professores que atuam no AEE destas escolas.A pesquisa teve como campo de estudo sete escolas da rede pública do município de Cuité-P. B, as quais dispunham de salas de AEE.  Para a coleta dos dados, foi elaborado um roteiro para as entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com o auxílio de um gravador digital para possibilitar o registro e as transcrições das mesmas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Acerca dos resultados, através das respostas das entrevistadas emergiram seis classes temáticas (conceito de inclusão, formação continuada para professores, desafios no trabalho com inclusão, perspectivas no trabalho com inclusão, atendimento educacional especializado além de legislação e políticas públicas) referentes à educação inclusiva, as quais se subdividiram em categorias e subcategorias.  Quanto às expectativas em relação às contribuições da presente pesquisa, destaca-se que o estudo da temática foi de grande relevância para a construção de conhecimentos por parte da presente pesquisadora no que diz respeito à educação inclusiva e ao trabalho exercido pelos profissionais que atuam no AEE.  Nesse sentido, conclui-se que, apesar dos empasses para que a educação inclusiva seja efetivada à contento, observa-se que há profissionais confiantes e que acreditam no sucesso da inclusão. Sendo assim, espera-se que, a partir dos resultados obtidos, sejam desenvolvidos outros trabalhos abordando a presente temática nas escolas do município de Cuité - PB, considerando a necessidade de saber como o AEE atua, a partir da perspectiva das famílias, dos demais professores das escolas e, sobretudo, dos próprios alunos que usufruem do Atendimento. Além disso, destaca-se a importância das propostas de pesquisas-ação nesses contextos, de forma que o conhecimento acadêmico possa ultrapassar os limites das contribuições teóricas e proporcionar novas formas de pensar e “fazer” as práticas. \r\n
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Autor (a): (Mônica de Oliveira Souto Silva); Orientador (a): (Deborah Dornellas Ramos). Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde- CES. monica.oliveirasouto@hotmail.com Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Educação e Saúde- CES. deborahdornellas@outlook.com RESUMO – Na perspectiva da educação inclusiva como ponto de partida para uma educação para todos, buscou-se através deste trabalho de pesquisa verificar e analisar a concepção de professores que atuam com a educação inclusiva, mais precisamente com o AEE - Atendimento Educacional Especializado. O presente trabalho justifica-se por um interesse pessoal da autora em conhecer um pouco mais a realidade do processo de inclusão nas escolas onde há alunos com deficiências assim como analisar a percepção de professores que atuam no AEE destas escolas.A pesquisa teve como campo de estudo sete escolas da rede pública do município de Cuité-P. B, as quais dispunham de salas de AEE. Para a coleta dos dados, foi elaborado um roteiro para as entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com o auxílio de um gravador digital para possibilitar o registro e as transcrições das mesmas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Acerca dos resultados, através das respostas das entrevistadas emergiram seis classes temáticas (conceito de inclusão, formação continuada para professores, desafios no trabalho com inclusão, perspectivas no trabalho com inclusão, atendimento educacional especializado além de legislação e políticas públicas) referentes à educação inclusiva, as quais se subdividiram em categorias e subcategorias. Quanto às expectativas em relação às contribuições da presente pesquisa, destaca-se que o estudo da temática foi de grande relevância para a construção de conhecimentos por parte da presente pesquisadora no que diz respeito à educação inclusiva e ao trabalho exercido pelos profissionais que atuam no AEE. Nesse sentido, conclui-se que, apesar dos empasses para que a educação inclusiva seja efetivada à contento, observa-se que há profissionais confiantes e que acreditam no sucesso da inclusão. Sendo assim, espera-se que, a partir dos resultados obtidos, sejam desenvolvidos outros trabalhos abordando a presente temática nas escolas do município de Cuité - PB, considerando a necessidade de saber como o AEE atua, a partir da perspectiva das famílias, dos demais professores das escolas e, sobretudo, dos próprios alunos que usufruem do Atendimento. Além disso, destaca-se a importância das propostas de pesquisas-ação nesses contextos, de forma que o conhecimento acadêmico possa ultrapassar os limites das contribuições teóricas e proporcionar novas formas de pensar e “fazer” as práticas. Palavras-chaves: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão; Formação Continuada.

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