Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEITUAIS E ETIOLÓGICOS DA DISLEXIA

Palavra-chaves: DISLEXIA, ETIOLOGIA, CONCEITO Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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      A dislexia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade na aquisição da leitura e habilidade prejudicada de decodificação e soletração. Esta dificuldade não é decorrente de uma instrução escolar inadequada, de um comprometimento intelectual, diminuição da acuidade sensorial ou ausência de motivação. Como afeta uma das portas de entrada do conhecimento e gera uma desempenho escolar insatisfatório, a dislexia pode causar prejuízo a trajetória profissional e possíveis efeitos psicossociais deletérios. Neste sentido, para contribuir com a ampliação do conhecimento teórico sobre a dislexia o objetivo do presente estudo é elaborar uma revisão bibliográfica sobre aspectos relacionados a este transtorno de aprendizagem: histórico, critérios de definição, etiologia e subtipos. Para tanto, foi feita uma busca nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PUBMED (Publicações Médicas) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) a partir do seguinte estímulo indutor: dyslexia.. Foram selecionados os artigos  cujas temáticas estavam mais congruentes com o interesse do trabalho. As discussões abordadas sobre vários aspectos da dislexia nesta seção, quais sejam: critérios de diagnóstico, etiologia, prevalência e existência de subgrupos indicam que questões cruciais acerca deste objeto de estudo não alcançaram um consenso científico. Este fato pode explicar algumas inconsistências entre as pesquisas e prejudicar a generalização dos dados e aponta para a necessidade de mais pesquisas que possam fornecer dados mais definitivos sobre a dislexia.\r\n
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO A dislexia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade na aquisição da leitura e habilidade prejudicada de decodificação e soletração. Esta dificuldade não é decorrente de uma instrução escolar inadequada, de um comprometimento intelectual, diminuição da acuidade sensorial ou ausência de motivação. Como afeta uma das portas de entrada do conhecimento e gera uma desempenho escolar insatisfatório, a dislexia pode causar prejuízo a trajetória profissional e possíveis efeitos psicossociais deletérios. Neste sentido, para contribuir com a ampliação do conhecimento teórico sobre a dislexia o objetivo do presente estudo é elaborar uma revisão bibliográfica sobre aspectos relacionados a este transtorno de aprendizagem: histórico, critérios de definição, etiologia e subtipos. Para tanto, foi feita uma busca nas bases de dados: LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), PUBMED (Publicações Médicas) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online) a partir do seguinte estímulo indutor: dyslexia.. Foram selecionados os artigos cujas temáticas estavam mais congruentes com o interesse do trabalho. As discussões abordadas sobre vários aspectos da dislexia nesta seção, quais sejam: critérios de diagnóstico, etiologia, prevalência e existência de subgrupos indicam que questões cruciais acerca deste objeto de estudo não alcançaram um consenso científico. Este fato pode explicar algumas inconsistências entre as pesquisas e prejudicar a generalização dos dados e aponta para a necessidade de mais pesquisas que possam fornecer dados mais definitivos sobre a dislexia. Palavras-chave: Dislexia, Etiologia e Conceitos.

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