Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA – PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho analisa a constituição e a organização do Programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos, enfocando seu papel no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular realizado nas denominadas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, no município de Guarabira-Pb. O referido programa tem como missão contribuir para a apropriação do conhecimento por parte dos alunos especiais e, dessa forma, colaborar para seu processo de inclusão escolar e social. Como objetivo, buscou-se analisar a operacionalização das salas de AEE na rede municipal de ensino em Guarabira-PB, a partir da sua constituição e do trabalho realizado pelos docentes. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o tanto em nível municipal onde há características construídas historicamente – como em nível federal, com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais. Sendo um estudo é resultado da pesquisa de campo realizada com professores e especialistas concursados na área de educação inclusiva, que atuam em salas de Recursos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Guarabira., tendo como aporte teórico os estudos de MANTOAN (2005), MITTLER (2003) e toda uma leitura que discute o processo de inclusão na escola a partir de uma perspectiva emancipadora, o estudo em pauta, evidencia os caminhos da inclusão na rede pública de ensino, como forma de trazer à tona a atual política de inclusão no contexto da escola pública. A pesquisa, mostra através dos dados coletados, que são muitos os profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades nessas salas, desde os professores e equipe pedagógica das escolas até a equipe técnica da Secretaria de Municipal de Educação. Este trabalho, conclui que ser professor de AEE, é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades

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