Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB

Palavra-chaves: CASO DE ENSINO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SABERES Comunicação Oral (CO) GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22796
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 2949
    "titulo" => "DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB"
    "resumo" => "Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CASO DE ENSINO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID2949_13102016111801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EMIDIA DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMIDIA"
    "autor_email" => "franemidia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22796
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 674
    "inscrito_id" => 2949
    "titulo" => "DAS LENTES AO SABER: O VALE DOS DINOSSAUROS SOB A ÓTICA DE UM ALFABETIZANDO DA EJA NO MUNICÍPIO DE SOUSA/PB"
    "resumo" => "Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "CASO DE ENSINO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SABERES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA14_ID2949_13102016111801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA EMIDIA DA COSTA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EMIDIA"
    "autor_email" => "franemidia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo consiste na descrição de um caso de ensino que segundo Duek (2011) se caracteriza como uma situação real fruto de estudos e pesquisas e que promove o desenvolvimento de múltiplas perspectivas por parte dos usuários. Através de uma dinâmica e participação efetiva de um aluno da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do município de Sousa-PB, o caso de ensino foi descrito pela professora da turma que através de uma atividade do eixo temático do currículo proposto colocou o aluno como protagonista do processo, considerando seu conhecimento de mundo e proporcionando a aprendizagem. A composição dessa prática instiga uma reflexão sobre o sentido do trabalho escolar alicerçado ao cotidiano do aluno tornando essa ação prazerosa, com processos comunicativos repletos de elementos significativos que fomentam a eficácia do aprendizado. O referencial teórico apoia-se em autores como Tardif (2010), Perrenoud (1995), Leal (2010) entre outros. Foi possível observar que a emancipação de saberes desvela o embrutecimento de uma prática planejada e faz surgir novos caminhos através de outros olhares onde a leitura de imagens perpassa sob a ótica dos leitores causando curiosidades, gosto e abrindo caminhos para investigações e novas produções. Dessa forma este artigo apresenta teorias que mostram a importância da interação social do humano no processo educativo, bem como, o olhar do educador frente às práticas de ensino. Desta feita, o professor como mediador consegue contribuir de forma significativa junto à aprendizagem de seus alunos sob diferentes ângulos e aperfeiçoa a relação entre o ensino e a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.