Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DIREITOS DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL (PC): EM DEBATE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA A PARTIR DE “CUERDAS”

Palavra-chaves: CRIANÇA, CUERDAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PARALISIA CEREBRAL Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O artigo tem como objetivo instigar a sensibilização dos educadores e demais autores da educação para com a inclusão de crianças com PC no contexto educativo, a partir do curta-metragem “Cuerdas”. Metodologicamente utilizou-se a revisão bibliográfica e análise do curta-metragem. Em “Cuerdas” os personagens Maria e Nicolas põem em tela a importância da interação, de procedimentos compensatórios e favoráveis ao desenvolvimento de crianças com PC. A partir das análises realizadas em relação a criança com PC é possível sugerir que a interação com os pares no contexto educativo é relevante, assim como também o olhar sensível e o currículo que respeite as suas demandas. Assim, a criança com lesão cerebral requer procedimentos adaptativos por parte da sociedade em geral, e principalmente do contexto educativo para atender as suas demandas. O acesso aos serviços educacionais de qualidade se relaciona com a garantia de direitos e a cooperação com o exercício da cidadania, cabendo aos autores sociais possibilitar e assegurar que as criança com PC disponham de instrumentos favorecedores da sua cidadania.

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