Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SURDO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE SAÚDE

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Refletir sobre educação e inclusão social dentro do contexto político e cultural nos cursos de ensino superior se faz de modo importante e prioritário. Sabendo que o contexto de trabalho o qual esse profissional irá participar se insere num campo dinâmico e diverso. Diante disto, pensar sobre a condição do surdo na sociedade a partir do olhar e participação dos profissionais da saúde é essencial, uma vez que, estes atores sociais foram por muito tempo colocado à margem da sociedade. Por isso, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a formação inclusiva do profissional da saúde para lidar com o surdo na sociedade e no exercício do seu trabalho. Diante da seguinte indagação: os estudantes de graduação em saúde possuem noções para lidar com o surdo? Essa questão norteou o desenvolvimento deste trabalho, através de leitura especializada sobre o assunto como: artigos científicos, livros e pela análise qualitativa de entrevistas através questionários respondido por vinte alunos do curso de saúde de uma instituição de ensino superior de Campina Grande –PB, apresentamos alguns dados acerca desta realidade social na intenção de uma possível reflexão. Tendo em vista que foi desenvolvida uma análise micro na intenção de trazer reflexões pertinentes acerca da condição do surdo na sociedade. Portanto, constatou-se a existência de certa limitação nos cursos de saúde acerca da maneira como lidar com o paciente surdo. Tendo em vista, que eles não possuem nenhum conhecimento prévio acerca de como se comunicar com tal grupo. Por fim, pretende-se com este trabalho contribuir com pesquisadores que se interessam pela área.

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