Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APRENDENDO A LER O MUNDO POR MEIO DA DIVERSIDADE CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, DIVERSIDADE CULTURAL, PROJETO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT-15 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
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      O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” intitulada “Construindo Leitores Reflexivos diante da Diversidade Cultural” desenvolvida numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, durante o período de agosto a dezembro de 2015. Compreendemos que a vivência de práticas de leitura e escrita a partir do uso de diversos gêneros textuais constitui-se como ferramenta pedagógica importante para a formação de alunos leitores, bem como para a formação de sujeitos críticos e autônomos, uma vez que, a leitura e escrita são práticas sociais que contribuem o exercício da cidadania. Neste sentido, objetivamos no presente trabalho refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que se constituam como espaços favoráveis ao desenvolvimento de vivências de práticas de leitura e escrita tendo como referência temática a Diversidade Cultural. Para subsidiar o presente trabalho nos fundamentamos em autores que discutem sobre a leitura e escrita como construção social, bem como em autores que discutem sobre a importância dos projetos didáticos como instrumento de intervenção pedagógica como: Freire (2013), Brandão (2002), Aguiar (2001) e Zabala (1998). Concluímos que a realização de atividades organizadas a partir de projetos didáticos contribui para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares que favorecem uma formação mais ampla dos alunos, tanto no que se refere à aquisição das habilidades leitora e escritora, quanto ao seu uso social e a valorização da autoestima dos/as alunos/as, incentivando assim para o desenvolvimento do hábito e prazer pela leitura e escrita para além do viés escolarizante.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO: O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência de uma prática de “Intervenção Pedagógica” intitulada “Construindo Leitores Reflexivos diante da Diversidade Cultural” desenvolvida numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Rivanildo Sandro Arcoverde, na cidade de Campina Grande, por alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, durante o período de agosto a dezembro de 2015. Compreendemos que a vivência de práticas de leitura e escrita a partir do uso de diversos gêneros textuais constitui-se como ferramenta pedagógica importante para a formação de alunos leitores, bem como para a formação de sujeitos críticos e autônomos, uma vez que, a leitura e escrita são práticas sociais que contribuem o exercício da cidadania. Neste sentido, objetivamos no presente trabalho refletir sobre a importância do desenvolvimento de ações pedagógicas que se constituam como espaços favoráveis ao desenvolvimento de vivências de práticas de leitura e escrita tendo como referência temática a Diversidade Cultural. Para subsidiar o presente trabalho nos fundamentamos em autores que discutem sobre a leitura e escrita como construção social, bem como em autores que discutem sobre a importância dos projetos didáticos como instrumento de intervenção pedagógica como: Freire (2013), Brandão (2002), Aguiar (2001) e Zabala (1998). Concluímos que a realização de atividades organizadas a partir de projetos didáticos contribui para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares que favorecem uma formação mais ampla dos alunos, tanto no que se refere à aquisição das habilidades leitora e escritora, quanto ao seu uso social e a valorização da autoestima dos/as alunos/as, incentivando assim para o desenvolvimento do hábito e prazer pela leitura e escrita para além do viés escolarizante.

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