Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: AÇÃO EDUCATIVA PARA QUAL INCLUSÃO?

Palavra-chaves: INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ENSINO MÉDIO, SOCIALIZAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Na medida em que a Ciência e a Tecnologia vão sendo reconhecidas pela sociedade como “essenciais” no desenvolvimento econômico, cultural e social, o ensino das ciências, em todos os níveis, foi também crescendo de importância, sendo objeto de inúmeros movimentos de transformação do ensino, podendo servir de ilustração para as tentativas e efeitos das reformas educacionais. Os estudantes, então, passam a estudar conteúdos científicos considerados pela escola “relevantes para sua vida”, no sentido de identificar os problemas e buscar suas soluções. Nesse contexto, surge as chamadas políticas de inclusão social, como os programas do Ministério da Ciência e Tecnologia que a partir da criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, um departamento de popularização da ciência com programas voltados para a inclusão de jovens que se propôs a apoiar instituições de ensino superior e de pesquisa com bolsas destinadas a estudantes do ensino médio e fundamental, tais como o programa Bolsas de Iniciação Científica – BIC - Júnior. O Programa de Iniciação Científica Júnior da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pelo Colégio Técnico da Escola de Educação e Profissional da UFMG/Coltec iniciou-se em 1998 e a partir de 2004 passa a ser apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais/FAPEMIG. Por esse programa já passaram mais de 500 estudantes (entre 15 e 18 anos) de nível médio das redes de ensino Federal e Estadual que se integraram a grupos de pesquisa da Universidade (cerca de 300 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento). Tal abrangência levou para o âmbito da UFMG sujeitos de diferentes grupos sociais, possibilitando o encontro entre estudantes de nível médio, nível médio profissional, graduandos, pós-graduandos e pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade. Por meio dos princípios metodológicos da história oral, resgatamos o que os estudantes, pesquisadores orientadores e coordenadores locais das escolas vinculadas participantes - no período de 2007 a 2009 - retiveram na memória referente às expectativas e experiências antes, durante e depois da passagem pelo Provoc na UFMG. No presente trabalho refletimos acerca de parte dos resultados obtidos com a realização do projeto Percursos dos jovens de escolas públicas de ensino médio e profissional no programa de iniciação científica júnior da UFMG no qual analisamos os percursos de socialização e sociabilidade de estudantes de ensino médio e profissional que participaram do Provoc na UFMG no período de 2007 a 2009. Apresentamos, aqui, as análises referentes os enunciados dos estudantes que se referiam aos processos de sujeição/qualificação e os enunciados de distanciamentos. Consideramos ser importante compartilhar nossas reflexões acerca das vivências de socialização e (des)socialização de jovens da educação básica que participaram do Programa de Vocação Científica da UFMG buscando identificar em quais aspectos estes processos se relacionam com processos de inclusão/exclusão social.

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