O ensino de Genética enfrenta constantes problemas quanto aos métodos empregados pelos professores de Biologia na Educação Básica. Além disso, nota-se que esta é uma das disciplinas de difícil compreensão, faltando conectar os conceitos e assuntos para estudantes em diferentes níveis de ensino. Neste sentido, objetivou-se avaliar o conhecimento dos alunos do terceiro ano do ensino médio sobre o uso de mapas conceituais como instrumento facilitador no ensino de genética. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira (EEEFMJRO), situada no município de Nova Floresta, Paraíba, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semi-estruturado aplicado a duas turmas da escola supracitada, sendo estas de 3º ano do ensino médio (3ºA e 3ºB). Foram escolhidos aleatoriamente 12 alunos por turma, totalizando uma amostragem de 24 participantes para esta pesquisa. Os dados obtidos nos questionários foram analisados qualitativamente para facilitar a discussão dos resultados. A partir da análise dos dados constatou-se uma limitação de conhecimento dos alunos acerca de assuntos atuais importantes da área, bem como, dificuldade em relacionar os conteúdos. Em decorrência da imensa quantidade de informações produzidas a cada ano em pesquisas na área da genética acaba gerando insegurança por parte dos professores, consequentemente dos alunos. Fica evidente que é necessária a utilização de uma didática diversificada, atualizada, onde o ensino-aprendizagem prevaleça.