A educação brasileira apresenta diversos problemas e um dos que mais afligem a escola no Brasil é a evasão escolar, uma vez que todo ano é grande o número de alunos que iniciam o ano letivo e lamentavelmente não o concluem por diversos motivos. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os principais motivos que levaram os alunos de quatro turmas da modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Acará, no estado do Pará a não concluírem o ano letivo de 2015. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa nas quatro turmas, a saber, 3ª Etapa 01, 3ª Etapa 02, 4ª Etapa 01 e 4ª Etapa 02. Esta pesquisa foi feita com universo de 50 alunos evadidos. Os resultados demonstraram que para 34% dos alunos entrevistados, a necessidade de trabalhar foi o motivo para não concluírem o ano letivo de 2015; para 26% o motivo foi a falta de professores devidos as greves da categoria; para outros 26%, foi a falta de interesse do próprio aluno em dar continuidades aos estudos e para 14% dos discentes, a causa para não terem concluído o ano letivo foram as dificuldades em acompanhar os conteúdos ministrados pelos professores. Desse modo, esforços são necessários no tratamento deste problema que não pode mais ficar restrito à sala de aula e ao professor, mas deve ser compartilhado para que assim se possa reduzir o abandono escolar, através da atuação conjunta do Estado, da família, do aluno e do corpo docente.