Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB

Palavra-chaves: TRANSGÊNICOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO DE BIOLOGIA, WEB Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22388
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2412
    "inscrito_id" => 2276
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB"
    "resumo" => "A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos;  Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO DE BIOLOGIA, WEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2276_16082016214254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIZE"
    "autor_email" => "nizecr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (SEE/PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22388
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2412
    "inscrito_id" => 2276
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ARTICULAÇÃO ENTRE A SALA DE AULA E A WEB"
    "resumo" => "A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos;  Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, ENSINO DE BIOLOGIA, WEB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID2276_16082016214254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIZE"
    "autor_email" => "nizecr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (SEE/PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos; Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.