A reflexão sobre a sistematização de práticas pedagógicas é condição essencial quando se projeta um trabalho educativo na perspectiva da investigação e da pesquisa em educação. O principal objetivo desse artigo é socializar os resultados construídos a partir da vivência de uma intervenção pedagógica cujo foco se voltou à valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio, e à utilização da Web como ferramenta pedagógica no desenvolvimento da ação de ensinar e aprender. Trata-se de um estudo descrito realizado no âmbito do Pibid/UEPB/CAPES numa escola pública em Campina Grande, Paraíba em duas turmas da primeira série do ensino médio com a participação de 65 estudantes. A metodologia consistiu das seguintes etapas: Levantamento do conhecimento prévio sobre Transgênicos; Exibição de slides sobre o tema Transgênicos;. Elaboração de um produto fictício e criação de um vídeo como Marketing; Realização do debate Argumentando para Aprender; e 5. Socialização do conhecimento construído por meio da análise comparativa das produções desenvolvidas na atividade interventiva. Consideramos quatro categorias para a análise dos resultados, quais sejam: Conhecimento prévio; Aprimorando a escrita; Argumentando para a aprender; e a Web e a aprendizagem escolar. O estudo possibilitou uma reflexão sobre a valorização do conhecimento prévio dos estudantes do ensino médio a partir do uso em potencial da internet como mais um ambiente propício à construção do conhecimento e, sobretudo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A construção de argumentos, o desenvolvimento da oralidade, o respeito a opinião alheia e as escolhas saudáveis e sustentáveis revelaram a autonomia juvenil.