O presente trabalho visa apresentar e esclarecer as leis que favorecem a educação inclusiva à luz do pensamento freireano, como também, os procedimentos para que o educador possa melhor trabalhar, diante das crianças com deficiencia, para que de fato sejam aceitas pelas escolas e incluídas nas atividades escolares. Os educadores, devem estar preparados para aceitar as crianças com deficiências nas salas de aula regular e que passem a ser integrantes do processo ensino-aprendizagem, tornando-o não apenas uma segregação na escola, mas um ser participativo e incluso. O estudo das ideias pedagógicas freireanas consegue enfrentar tais barreiras, pois não se limita a ser apenas a construção de um método de alfabetização de adultos. Sua visão de mundo vai além deste horizonte do saber. Com noções básicas adquiridas através de curso de formação, os educadores poderão orientar melhor as crianças, assim como lutar para que elas tenham um espaço melhor na sociedade. É fundamental que seus direitos sejam assistidos e respeitados por todos que fazem parte desta sociedade, que só visa à lucratividade.