RESUMO: Este trabalho tem como objetivo discutir e apresentar resultados sobre a leitura em uma perspectiva prazerosa, mediante a vivência com a leitura literária ao ar livre possibilitando assim, que o aluno perceba as muitas possibilidades que a leitura oferece para a nossa formação humana. Neste intuito, vivenciamos as experiências leitoras a partir do desenvolvimento de um projeto transformativo intitulado “Meu pé de Livro”, realizado ao ar livre, no pátio de uma escola, no Município de José da Penha- RN. Para tanto, sabemos que a escola enfrenta inúmeros desafios, com relação ao processo de leitura realizado pelos alunos, uma vez que é notório o distanciamento do leitor com o livro. Assim, essa inquietação nos levou a refletir a respeito de se oferecer novas possibilidades de leitura a partir do texto literário fora da sala de aula, tornando-se dessa forma, um contexto atrativo para o leitor. Assim, para discutir sobre tais aspectos buscamos nos apoiar no referencial teórico de de Cosson (2014) Solé (1998), Kefalás e. Silva (2015), Sampaio, Torres e Souza (2015) e Villard (1999) para que assim, pudéssemos obter sustentação para a realização do projeto, na tentativa de despertar no aluno o prazer pela leitura, a partir do contexto literário. Nesta ótica, realizamos um trabalho significativo, em que obtivemos resultados positivos para o nosso contexto de ensino. Esperamos que as contribuições deste artigo possa favorecer aos professores e demais interessados na temática, boas reflexões para suas ações pedagógicas.