Na atualidade, é improvável imaginar a dinâmica social e a organização humana sem a presença das inovações tecnológicas. Tais transformações evidenciam a necessidade humana pela busca e apropriação de novas informações continuamente e destaca o papel da educação como estratégia para orientar as mudanças sociais e educacionais. Considerando que as crianças têm grande interesse por histórias em quadrinhos, sendo a sua leitura um passatempo bastante comum e conhecendo o potencial de seu uso e dos computadores na educação, o software multimídia HagáQuê é tomado como interface para a pesquisa aqui apresentada. O estudo foi iniciado com o Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba e tem como objetivo geral analisar a importância do uso de softwares educativos na produção de hipertextos em escolas de Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Boqueirão-PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória e descritiva, apoiada no presente estudo em revisão da literatura e, na sequência, em observação e aplicação de questionários. Como principal resultado ora alcançado tem-se o reconhecimento da importância de inclusão dos softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, bem como a contribuição do software Hagáquê na produção de histórias em quadrinhos em sala de aula. Conclui-se que o software HagáQuê tende a constituir um excelente recurso de incentivo à criação e leitura, incluindo vantagens como a facilidade de edição das histórias, uso de diversas imagens, cores e sons, atraindo a atenção e interação do aprendiz.