O artigo tem como tema principal a temática sobre a relevância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. A partir dessa ideia se discutiu como as atividades lúdicas podem ser trabalhadas de forma em que a criança possa desenvolver suas múltiplas inteligências. E ainda quais são as contribuições que as brincadeiras, brinquedos e jogos educativos podem auxiliar os professores em suas metodologias de aprendizagem. Seguindo esta lógica de pensamento o que se analisou como as contribuições e os efeitos que estas atividades lúdicas surtem para o desenvolvimento do aprendizado da criança de uma forma sistematizada. Para fundamentar buscou na teoria de Vygotsky que retrata sobre a interação de um indivíduo com outro para que haja um aprendizado significativo. Na contextualização e análise da pesquisa realizada procurou-se revelar as informações obtidas de forma que pudesse relatar a realidade do processo de aprendizagem na Educação Infantil através da ludicidade. A metodologia utilizada foi através do método quantitativo e qualitativo, onde se utilizou um questionário de 06 (seis) perguntas aos professores de uma escola privada identificada por X, localizada na cidade de Imperatriz - MA, para coleta de dados.