O presente artigo objetiva destacar breves tópicos da temática de sexualidade e gênero e sua articulação com o ensino de ciências e refletir sobre novos sentidos de abordagens no campo de ensino de ciências. O estudo é de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa bibliográfica e buscou subsídios teóricos para leitura e análise acerca da temática, de modo a contribuir para discussões desenvolvidas em uma pesquisa de mestrado em Educação em Ciências que está em andamento. O necessário diálogo acerca de sexualidade e gênero no ensino de ciência dá possibilidade de novas visões para além da perspectiva biológica, haja vista que as problemáticas envolvendo a temática fincadas em visões reducionistas, refletem em práticas descontextualizadas e em processo formativo das/dos estudantes sem respeito as diferenças. Nesse sentido, rupturas no trato com a temática no ensino de ciências são necessárias na medida que abrange novos diálogos, mais abertos e críticos, fundamentalmente nas escolas, onde essas relações se apresentam cotidianamente, valorizando-se determinadas identidades em detrimento de outras. Trata-se de um novo olhar sobre a sexualidade e gênero no ensino de ciências, a qual vem romper com uma concepção teórica anterior baseada em uma visão puramente biológica. A intencionalidade das breves reflexões se dá no entendimento de que as relações das áreas em destaque possibilitam uma aproximação do cotidiano das/dos estudantes com os conhecimentos científicos socialmente construídos, sem distanciar das problemáticas sociais, contribuindo para um processo formativo crítico, político e de valorização das identidades de gêneros e sexuais.