O presente trabalho discute a formação pedagógica de futuros professores em cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Ceará – UECE, tendo como objetivo investigar a natureza dos conhecimentos desenvolvidos em cursos de licenciatura como preparadores para o exercício da docência e que assegurem aos futuros docentes os conteúdos que orientam para o exercício do magistério. Adotando como método o Estudo de Caso, a iniciativa desenvolveu-se junto a cinco cursos de licenciatura: Química, Física, Música, Ciências Biológicas e Matemática. A coleta de dados envolveu análise dos fluxogramas, aplicação do questionário e entrevista. Os sujeitos foram 13 alunos dos respectivos cursos que tivessem vivências em disciplinas pedagógicas e experiência com a docência. Os achados indicam os cursos com habilitação em licenciatura vêm apontando limitações que refletem na formação dos futuros professores em formação, principalmente no que se refere a sua identidade enquanto curso de licenciatura e não de bacharelado. Evidenciamos também a importância das disciplinas pedagógicas na formação do ser professor. E concluímos a necessidade de refletir as diretrizes dos cursos buscando um dialogismo entre quem constrói quem está em formação e as reais demandas da escola.