Este artigo apresenta um relato de experiência em psicologia escolar realizada em uma turma do segundo ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Campina Grande - PB. A escola enquanto instituição promotora do desenvolvimento integral das crianças é um espaço de aprendizagens diversas, dentre elas, a convivência com as diferenças; o psicólogo escolar se insere nesse contexto como um educador, construindo ações de desenvolvimento de habilidades sociais de aceitação e compreensão do outro. Nesse sentido, as intervenções realizadas estiveram situadas em um enfoque institucional e preventivo, sob forma de projeto educativo, com objetivo de dialogar com as crianças sobre diversidade e despertar nelas o respeito às diferenças (físicas, étnicas, culturais, identitárias). Para tanto, foram vivenciados cinco encontros com duração média de uma hora, cada qual com um tema gerador que se referia ao objetivo central da intervenção e a partir do qual foram elaboradas atividades que proporcionassem reflexão e espaço dialógico de problematização, por meio de contação de histórias, músicas, jogos, leitura de textos e expressão gráfica (desenhos). Houve engajamento das crianças nas atividades propostas, assim como boa interação e colaboração entre elas, o que leva à conclusão de que é urgente a inserção do psicólogo nas escolas, pois ações educativas preventivas, com vistas à ressignificação de problemáticas cotidianas podem levar à minimização dos conflitos cotidianos e, portanto, a uma otimização do trabalho pedagógico e consequente alcance dos objetivos educacionais.