Este trabalho traduz o relato de uma experiência com alunos em uma sala de aula na Universidade Federal do Piauí, a partir de reflexões durante a discussão do tema proposto aos alunos inseridos em grupos de trabalhos. E teve como objetivo buscar uma postura pedagógica adquirida pelo professor, identificados pelos alunos dentre várias correntes doutrinárias, e eleger aquelas como identidade pedagógica à metodologia de trabalho vista por estes alunos. E ainda, evidenciando os métodos e as técnicas atribuídos às teorias de professor como papel importante na busca do conhecimento interior, e se está construindo o que se denomina de construtivismo. Foram elaborados encontros semanais durante 04 meses no segundo período letivo do ano de 2015, intercalados por palestras e seminários temáticas por diversas áreas de conhecimento, buscando embasamento teórico e doutrinário com a finalidade de diversidades de identificação da postura pedagógica destes profissionais distribuídos em grupos de 10 alunos, inicialmente sem a participação do professor, e sem qualquer interferência doutrinária ou teórica imposta às discussões, e tão somente com os questionamentos definidos para suscitar os apontamentos empíricos de cada um dos alunos, na busca de intelecto primário e natural, não obstante a experiência de alguns anos de formação acadêmica. E, posteriormente, as reflexões dos alunos foram submetidas às doutrinas de pesquisadores tradicionais cujas teorias contribuíram nas discussões para entender a recusa inicial aos métodos tradicionais empíricos como material didático, que levasse o aluno na aquisição do conhecimento de maneira evolutiva e imposta pela ação do sujeito que detém o conhecimento levando o professor a valorizar o conhecimento existente no aluno, fazendo-o emergir faculdades de seu interior, adquiridas por hereditariedade ou potencial qualitativo da inteligência natural.Este trabalho traduz o relato de uma experiência com alunos em uma sala de aula na Universidade Federal do Piauí, a partir de reflexões durante a discussão do tema proposto aos alunos inseridos em grupos de trabalhos. E teve como objetivo buscar uma postura pedagógica adquirida pelo professor, identificados pelos alunos dentre várias correntes doutrinárias, e eleger aquelas como identidade pedagógica à metodologia de trabalho vista por estes alunos. E ainda, evidenciando os métodos e as técnicas atribuídos às teorias de professor como papel importante na busca do conhecimento interior, e se está construindo o que se denomina de construtivismo. Foram elaborados encontros semanais durante 04 meses no segundo período letivo do ano de 2015, intercalados por palestras e seminários temáticas por diversas áreas de conhecimento, buscando embasamento teórico e doutrinário com a finalidade de diversidades de identificação da postura pedagógica destes profissionais distribuídos em grupos de 10 alunos, inicialmente sem a participação do professor, e sem qualquer interferência doutrinária ou teórica imposta às discussões, e tão somente com os questionamentos definidos para suscitar os apontamentos empíricos de cada um dos alunos, na busca de intelecto primário e natural, não obstante a experiência de alguns anos de formação acadêmica. E, posteriormente, as reflexões dos alunos foram submetidas às doutrinas de pesquisadores tradicionais cujas teorias contribuíram nas discussões para entender a recusa inicial aos métodos tradicionais empíricos como material didático, que levasse o aluno na aquisição do conhecimento de maneira evolutiva e imposta pela ação do sujeito que detém o conhecimento levando o professor a valorizar o conhecimento existente no aluno, fazendo-o emergir faculdades de seu interior, adquiridas por hereditariedade ou potencial qualitativo da inteligência natural.