Tendo como pressuposto o marco constitucional de 1988, como sendo um avanço ímpar no que se refere aos direitos dos cidadãos, verifica-se que seus dispositivos legais acabaram encontrando empecilhos para a sua materialização a partir da implantação do modelo neoliberal, por meio de um reordenamento político, econômico, social e ideológico que acabou modificando a conjuntura predominante. Face a isso, o presente trabalho visa elencar alguns aspectos no que se refere a implantação do neoliberalismo e a consequente onda de desmonte dos direitos sociais, dando ênfase a seus impactos nas Políticas Públicas Educacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa analítica, por meio de uma revisão bibliográfica e documental, a luz do método dialético, com a pretensão de se transpor a mera repetição de ideias. Assim, verifica-se que a avalanche neoliberal acaba transformando as políticas públicas da área da educação em meros mecanismos de coerção em busca do consenso, produzindo um ensino reificado e muitas vezes tecnicista, sem possibilitar a criticidade necessária para que haja o desvelamento da realidade social e a contraposição aos ideais e posturas que acabam favorecendo a manutenção da ordem vigente.