Este trabalho foi uma proposta elaborada na disciplina de Educação e Sociedade no Brasil com o objetivo de traçar uma trajetória de formação dos/as alunos/as buscando fomentar análises e debates a partir das histórias de vida dos sujeitos em formação que se volta ao ensino de sociologia no ensino médio. A primeira parte foi nomeada como Trajetória de vida pessoal e familiar: Uma aquarela que descolorirá baseando-se nas primeiras experiências que tive na família, com amigos e na escola que em muitos aspectos, tanto positivos e negativos, foram se configurando de uma inesperada e muitas vezes conturbada; a segunda parte nomeada como Trajetória de escolaridade: Eu caçador de mim apresenta o período da adolescência de descobertas, de novas amizades, de surpreendentes descobertas em diversos âmbitos da vida; e, por fim, a terceira parte nomeada como Experiências de trajetória na universidade: Lapidar minha procura relaciona-se com minha trajetória da universidade até os dias atuais, os diversos conhecimentos e experiências acadêmicas como coroamento de uma trajetória ainda marcada por procuras e sobressaltos de todas as ordens e como o início de uma trajetória profissional que se delineia de forma mais precisa e consistente com o caminho da profissionalização superior que ainda está nos primeiros passos. E a escolha dos títulos baseou-se na afinidade da autora com músicas, acreditando que a arte, especialmente a música está presente em toda sua trajetória com marcas profundas de vivências.