Este artigo tem como objetivo analisar produções científicas publicadas no Banco de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura (CAPES/MEC) acerca do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Para subsidiar a análise das pesquisas realizadas, utilizamos como aporte teórico Resoluções do Conselho Nacional de Educação e os Documentos Orientadores do Programa (2009, 2013, 2014). A metodologia desenvolvida prescindiu de uma pesquisa no Banco de Teses & Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura (CAPES/MEC), a partir do qual catalogamos todos os trabalhos científicos registrados. Em seguida classificamos em seis categorias frentes de ação para efetivação da proposta. O estudo suscitou inquietações acerca da materialização do ProEMI, em suas proposições, com base no eixo constitutivo do Ensino Médio “Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia” para uma organização curricular integrada, que aponta diversos desafios conceituais e metodológicos para o Ensino Médio.