Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSOR BACHAREL DO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E PROFESSORALIDADE

Palavra-chaves: DOCÊNCIA SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BACHAREL DOCENTE, PROFESSORALIDADE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22043
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2854
    "inscrito_id" => 3990
    "titulo" => "PROFESSOR BACHAREL DO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E PROFESSORALIDADE"
    "resumo" => "A atual dinâmica da conjuntura globalizada e seus consequentes desafios inerentes aos diversos âmbitos da vivência humana remetem a uma reflexão sobre a atuação do bacharel docente atuante no Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, refletir sobre a constituição da professoralidade do docente bacharel do ensino superior, considerando a sua formação e sua prática profissional. O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan e Isaia (2006), Masetto (2003), Pimenta e Anastasiou (2010), Tardif (2002), dentre outros, que estudam a temática. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior necessita de um substrato didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BACHAREL DOCENTE, PROFESSORALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3990_17082016185440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardosilva1984@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22043
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2854
    "inscrito_id" => 3990
    "titulo" => "PROFESSOR BACHAREL DO ENSINO SUPERIOR: FORMAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE E PROFESSORALIDADE"
    "resumo" => "A atual dinâmica da conjuntura globalizada e seus consequentes desafios inerentes aos diversos âmbitos da vivência humana remetem a uma reflexão sobre a atuação do bacharel docente atuante no Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, refletir sobre a constituição da professoralidade do docente bacharel do ensino superior, considerando a sua formação e sua prática profissional. O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan e Isaia (2006), Masetto (2003), Pimenta e Anastasiou (2010), Tardif (2002), dentre outros, que estudam a temática. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior necessita de um substrato didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA SUPERIOR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, BACHAREL DOCENTE, PROFESSORALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID3990_17082016185440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ EDUARDO"
    "autor_email" => "eduardosilva1984@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A atual dinâmica da conjuntura globalizada e seus consequentes desafios inerentes aos diversos âmbitos da vivência humana remetem a uma reflexão sobre a atuação do bacharel docente atuante no Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, refletir sobre a constituição da professoralidade do docente bacharel do ensino superior, considerando a sua formação e sua prática profissional. O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan e Isaia (2006), Masetto (2003), Pimenta e Anastasiou (2010), Tardif (2002), dentre outros, que estudam a temática. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior necessita de um substrato didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.