A atual dinâmica da conjuntura globalizada e seus consequentes desafios inerentes aos diversos âmbitos da vivência humana remetem a uma reflexão sobre a atuação do bacharel docente atuante no Ensino Superior, exigindo deste uma formação que atenda aos requisitos da contemporaneidade. Diante deste cenário, o bacharel docente, muito mais do que um repertório técnico caracterizado pelo conhecimento comum à sua formação específica, necessita de um espírito crítico e reflexivo, dotado de um conjunto de conhecimentos didáticos e pedagógicos, que o habilite para a docência. Diante desta realidade, o presente estudo tem como objetivo, refletir sobre a constituição da professoralidade do docente bacharel do ensino superior, considerando a sua formação e sua prática profissional. O substrato teórico apoia-se nas concepções de Bolzan e Isaia (2006), Masetto (2003), Pimenta e Anastasiou (2010), Tardif (2002), dentre outros, que estudam a temática. A partir da investigação, conclui-se que o professor bacharel do ensino superior necessita de um substrato didático pedagógico em sua formação inicial, no entanto, desenvolve mecanismos que levam à superação desta condição, dentre os quais destacamos, principalmente, a produção de saberes oriundos da experiência profissional.