ABREU, Julio Cesar Ferreira et al.. Educação como possibilidade de liberdade em kant. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/20781>. Acesso em: 22/11/2024 06:25
O presente trabalho tem como intenção e finalidade, entender, compreender e analisar, até que ponto, de acordo com as teorias desenvolvidas e apresentadas por Immanuel Kant, a educação, no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, isto é, Educação/Escolarização, torna possível a possibilidade de alcance da "liberdade" humana. Immanuel Kant em uma de suas mais importantes obras, que serviu de base para o trabalho em questão, e tem como título: Sobre A Pedagogia, nos diz que a educação é o que permite, possibilita e pode ser, provavelmente, o único meio aceitável e comprovado que o homem tem a sua disposição enquanto ser pertencente e, ao mesmo tempo, não pertencente a natureza - ser paradoxalmente animal e humano - para deixar para traz o seu estado de animalidade e como consequência inevitável, alcance o estado de humanidade, pressupondo que ela e somente ela, pode humanizar o homem. Porém, até que ponto, nos dias atuais esta proposição pode ser pensada e colocada em prática? O método utilizado para realizar tal tarefa, foi o "indutivo", ou seja, das partes com o intuito de se chegar ao "todo". Espera-se com esse trabalho, não esgotar todos os questionamentos a respeito de importante assunto, mas, esclarecer bem como identificar pontos que julgamos relevantes. Como por exemplo: é possível realmente nos moldes do sistema econômico capitalista atual, através da educação no tocante ao processo de escolarização, se alcançar realmente a liberdade? A educação ao invés de libertar - pressupondo que as reflexões realizadas por Immanuel Kant não estava totalmente certo, ou pelo menos que, suas reflexões não abarcam e não se enquadram na "pós-modernidade" - aprisiona o homem as condições de vida que são impostas nos dias de hoje? isto é o que buscamos ao realizar tal estudo.